"Nunca foi tão crucial tornar a educação um direito universal e uma realidade para todos. Nosso mundo, em rápida transformação, enfrenta grandes desafios – das rupturas tecnológicas à mudança climática, passando por conflitos, deslocamento forçado de pessoas, intolerância e ódio – que ampliam ainda mais as desigualdades e terão impacto nas próximas décadas. A pandemia da COVID-19 expôs e aprofundou ainda mais essas desigualdades e a fragilidade de nossas sociedades. Mais do que nunca, nós temos a responsabilidade coletiva
de apoiar os mais vulneráveis e desfavorecidos, ao mesmo tempo em que ajudamos a reduzir as fissuras sociais duradouras que ameaçam nossa humanidade comum". Audrey Azoulay (Diretora-geral da UNESCO)
5 (RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO, UNESCO, 2020)
Link para compartilhar o relatório completo:
https://gem-report-2020.unesco.org/es/inicio/
A Educação Inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Identificamos o termo "Educação Especial", especial para quem? O termo "Educação Inclusiva" apresenta um conceito pleno e promove a diversidade para incluir todos. Assim, como podemos identificar também o conceito de "Ensino Regular", aquele que regula alguma coisa , para quem? Podemos utilizar o "Ensino Comum", comum para todos, livre de preconceitos no valorizar as diferenças, que pressupõem o reconhecimento das diferenças como um valor e o direito de cada um ser como é, contemplando, assim, a vasta gama de diferenças étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero inerentes aos seres humanos. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, sem rótulos e estereotipias de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção.