[ editar artigo]

Cultura Inclusiva

Cultura Inclusiva

Hoje vamos falar de cultura inclusiva e todos os seus desafios em sociedade.

Primeiramente vamos fazer uma pergunta explícita: O que é cultura?? 

Cultura é a análise da sociedade humana a partir de sua produção cultural, indo das mais elementares formas de organização social até as mais complexas. O sentido de cultura é amplo e isso nos possibilita a pensar em cultura dentro do sistema escolar, os alunos apresentam uma educação enraizada de seu âmbito familiar, muitas vezes com preceitos estereotipados e preconceituosos, totalmente em contra mão da diversidade humana.

É aí que eu quero chegar galera!!!

O professor que irá iniciar o trabalho na escola terá que ter isso em mente, sabendo que inicialmente terá que implementar uma cultura da diversidade humana na escola, colocando seus eixos inclusivos a frente do seu plano de aula, sendo eles:

Equidade❣️

Respeito ao próximo ❣️

Amor ❣️

Serão esses eixos inclusivos que irão nortear todo planejamento.

Aí vem a dúvida na mente de qualquer educador:

"Como eu posso criar uma cultura Inclusiva dentro de uma escola?"

E lá vamos nós apresentar um trabalho riquíssimo efetuado em uma escola que trabalhei há um tempo na zona leste de São Paulo.

Primeiramente, é de suma importância começar com os alunos pequenos, fundamental I e II necessariamente, eles já estão na idade de entender o respeito as diferenças e serão o futuro de nosso país, estamos colocando nosso amor e vida nesse trabalho.

Posteriormente é importante pensar que esses alunos não entendem o que é preconceito ou Bullying, simplesmente o fazem por ver em adultos essas ações, aí está o primeiro passo para fazer acontecer, segue abaixo:

Etapa 1

Professor irá organizar uma palestra com sua turma (ou quantas eles achar pertinente), nessa palestra irá elencar todos os tipos de preconceitos existentes, trabalhe de forma lúdica e utilize recursos de vídeos e imagens. Esse primeiro passo é de conscientização, necessitamos mexer com os alunos e mostrar que a sensibilidade posteriormente ressalta a potencialidade. 

Guarde essas palavras e ouça como hino:

"A sensibilidade posteriormente ressalta a potencialidade".✅

Esse trabalho visa envolver todos os alunos em processo, e esse processo é denominado como AME O PRÓXIMO, e é trabalhado em constância pelo docente. A meta é envolver os alunos a ter um olhar para as diferenças. 

É importante mostrar todos os preconceito existentes e frisar o quanto isso machuca em um ser humano.

 

Etapa 2

Calma, e muito amor. O trabalho na sua escola está iniciando, quero dizer que ele está sendo construido, e isso é gratificante, teremos muitos alunos nessa nova metodologia pregando amor e respeito, porém agora teremos que mostrar na prática o que é Equidade, e como todos podem participar da mesma atividade, e VAMOS. 

Porém só no segundo capítulo de Cultura Inclusiva ❣️, acompanhe o Blog e deixe seu comentário, vamos mudar a vida de alguém para melhor.

 

Mundo Adaptado ®
Fernando Toledo Cardoso
Fernando Toledo Cardoso Seguir

Professor de Educação Física, com segunda licenciatura Plena em Pedagogia, pós graduação em: Deficiência Intelectual ✅ Deficiência Física ✅ Psicomotricidade ✅ Trabalhou na ACDEM e AACD com olhares para diversidade humana.

Ler conteúdo completo
Indicados para você