Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Olá, vamos conhecer um pouquinho mais sobre a história da inclusão?

Olá, vamos conhecer um pouquinho mais sobre a história da inclusão?
DANIELE CRISTINA DE SA
out. 15 - 2 min de leitura
060

Você sabia que a educação inclusiva é um movimento político, social, cultural e pedagógico que busca a defesa do direito de todos os alunos juntos no processo de aprendizagem e sem discriminação por qualquer condição diferente do "normal"?

Desde o início dos tempos cobra-se do ser humano a perfeição. Já dizia Darwin, na sua Teoria da Evolução das Espécies no século 19, que somente os mais aptos sobreviveriam.

Na antiga Esparta, as crianças com deficiência que não tinham condições de crescer numa educação militar, existente para a proteção da cidade, eram mortas.

As pessoas com deficiência são estigmatizadas desde as escrituras da Bíblia, que sempre tratou os leprosos e os deficientes visuais de forma diferenciada, eram condenadas a viverem à margem da sociedade, escondidas nas suas casas.

Porém, a introdução do tema inclusão no contexto social tem origem há muito tempo atrás, no período da Reforma Protestante no século 16, onde as pessoas com deficiência representavam a personificação do mal, questões que ainda estão presentes em algumas sociedades atuais.

Como forma de "incluir" estas pessoas na sociedade, por muito tempo, a única ocupação que restava para o "diferente" era trabalhar no circo, sendo a atração que aumentava a curiosidade de muitos.

Fica claro então, o importante papel que a sociedade possui na construção do "ideal" de ser humano e no "ideal" de comportamentos que se espera das pessoas, sendo este "ideal" diferente para cada um.

Se olharmos para o passado já avançamos muito! Porém ainda temos muitas barreiras para quebrar quando o assunto é inclusão na sociedade e na educação.

Para mim, uma sociedade com educação inclusiva é aquela em que todos têm as mesmas oportunidades! 

Vamos fazer a nossa parte! 

Sou a Daniele, Psicóloga e estudante de Filosofia. 






Denunciar publicação
    060

    Indicados para você