Fundado no ano de 1987, o Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada por Ester Assumpção, educadora nacionalmente conhecida pelo caráter pioneiro e inovador no campo da educação. A instituição atua no campo da inclusão da pessoa com deficiência e tem como foco contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade.
As principais frentes de atuação são a qualificação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a consultoria para que as organizações se adequem e cumpram o papel social de promover a inclusão.
O Instituto Ester Assumpção desenvolveu uma metodologia de trabalho própria que vai desde o diagnóstico, passando pela intervenção e acompanhamento com vista à inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho.
Para contribuir com o desenvolvimento motor e cognitivo, fortalecer e ajudar a desenvolver a autoestima, promover a saúde e o bem estar geral demonstrando o esporte como forma de inclusão para as pessoas com deficiencia, o Instituto Ester Assumpção, vai transmitir o seu segundo episódio do EsterCastcom o tema Esporte Como Ferramenta de Inclusão.
A transmissão acontece no dia 29 de agosto, segunda-feira, a partir das 20h,
no canal do Youtube, com a apresentação de Cíntia Santos, coordenadora de
projetos e psicóloga do instituto, e as participações do educador físico Danilo
César Trindade Pereira, fundador do Pontinclusiva, e Gisele Lopes
Gonçalves, especialista em educação inclusiva.
De acordo com Cíntia Santos, o Instituto Ester Assumpção escolheu tratar da prática do esporte no segundo espisódio do EsterCast por considerar a prática muito importante para a promoção da inclusão. “O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa e no caso, especificamente das pessoas com deficiência, a atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência. Por isso, convidamos o profissional de educação física Danilo César Trindade Pereira, fundador do Pontinclusiva, que também é professor de Educação Física na Prefeitura Municipal de Betim”, explica.
Segundo a psicóloga e coordenadora de projetos do instituto, o esporte para a pessoa com deficiência vai além da saúde fisica, ajudando, inclusive, no âmbito psíquico. “A prática apresenta diversos aspectos positivos além do campo físico, ajudando, inclusive no mental. Tanto que no próprio campo psicológico, ele eleva a autoestima e a autoconfiança, tornando as pessoas mais seguras e otimistas para alcançar objetivos pessoais. Lembrando que apoia também na recuperação da identidade da pessoa com deficiência, pois muitos têm sua imagem e autoestima danificadas pelo preconceito da sociedade.
Assim, nada melhor do que apresentar neste segundo
episódio, um tema que chega para trazer conhecimento e ajuda a estimular o
desenvolvimento de cada indivíduo, ou seja, de acordo com suas "peculiaridades”,
conclui Cíntia Santos.
Para assistir a transmissão ao vivo, basta acessar o link https://youtu.be/Fg3iEV7nIc8.
Conheça também o trabalho do Instituto por meio de nossas redes sociais:
Site: https://www.instagram.com/institutoesterassumpcao/
Instagram: https://www.instagram.com/institutoesterassumpcao/
Facebook: https://www.facebook.com/institutoesterassumpcao/