Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você sabe como o braille funciona?

Você sabe como o braille funciona?
Mundo Adaptado
abr. 8 - 1 min de leitura
000

No dia 8 de abril é comemorado o Dia Nacional do Braille. Braile ou braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. Foi criado por Louis Braille que perdeu a visão com três anos em um acidente enquanto brincava na oficina de seu pai e feriu-se com um objeto pontiagudo.

Enquanto buscava facilidades para si e para outras pessoas com deficiência visual, criou um sistema tátil de leitura com 63 símbolos em relevos e combinações de até seis pontos dispostos em uma célula de duas colunas e três linhas cada, o braille! A leitura é mantida da esquerda para a direita.

A criação de Braille possibilitou a milhões de pessoas adquirir conhecimento por meio da leitura e serem incluídas no mercado de trabalho e na sociedade. Máquinas de escrever e programas de computadores conseguem transformar um comendo de voz em texto braille permitindo que sejam impressos em impressoras adaptadas.

No Brasil, a instituição Dorina Nowill oferece programas de capacitação em braile e desde 2015 possui uma biblioteca digital para cegos, a Dorinateca. Aqui na Mundo adaptado já fizemos alguns conteúdos sobre audiobooks (livros em áudio). Confira aqui e aqui!

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você