Incentivar e criar possibilidades para alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) de uma escola pública do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a fim de fortalecer a autoestima, as potencialidades e o sonho de ser um grande profissional. Foi assim, que surgiu a proposta do vídeo “Meu projeto de vida - Ser um youtuber - Tema: Gamificação”. Trata-se de um trabalho desenvolvido especialmente para o Festival de Curta Metragem da Diretoria de Ensino Região de Mogi das Cruzes, edição 2019.
"Meu projeto de vida - Ser um Youtuber" é o projeto do aluno Matheus Henrique que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), 12 anos, e frequenta o 6º ano do ensino regular da escola estadual Maestro Antonio Marmora Filho, de Mogi das Cruzes, (SP).
Matheus apresenta algumas dificuldades de aprendizagem, mas esses fatores não foram empecilhos para a realização desse projeto que captou seu perfil descontraído, dinâmico e integrado ao realizar uma entrevista com seus três amigos que também possuem TEA, os alunos: Danilo, Miguel e Vinícius.
Por meio de um bate papo informal, Matheus abordou com propriedade o tema gamificação – jogos de games - dispostos em um ambiente colorido e alegre, onde outras pessoas apresentaram seus interesses, personagens prediletos, evidenciando os fatores históricos e curiosidades dos games. Além disso, ele conseguiu empregar conhecimentos sobre a língua inglesa que é muito empregada nas tecnologias digitais, assim como aprender de forma descontraída e divertida.
Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema. (Geekie,2016)
Assim, enquanto professora especialista no Atendimento Educacional Especializado de alunos com TEA, junto com mais duas professoras de apoio educacional, buscamos atuar com uma nova proposta inclusiva no âmbito escolar. Com o desafio de pesquisar e criar uma metodologia adaptada que possa, de fato, fazer com que esses alunos se tornem protagonistas e tenham um atendimento mais significativo com estímulos que possam fortalecer a autonomia e o respeito pelo direito de escolhas dentro de suas especificidades.
A proposta “Projeto de Vida” será um componente curricular em 2020 e integrada a proposta pedagógica para todas as escolas do Estado de São Paulo. Temos como objetivo “estimular, orientar os estudantes a terem sonhos e transformá-los em realidade. (Inova Educação- Projeto de vida,2019)