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“Meu projeto de vida - Ser um Youtuber"

“Meu projeto de vida - Ser um Youtuber

Incentivar e criar possibilidades para alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) de uma escola pública do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a fim de fortalecer a autoestima, as potencialidades e o sonho de ser um grande profissional. Foi assim, que surgiu a proposta do vídeo “Meu projeto de vida - Ser um youtuber - Tema: Gamificação”.  Trata-se de um trabalho desenvolvido especialmente para o Festival de Curta Metragem da Diretoria de Ensino Região de Mogi das Cruzes, edição 2019.

"Meu projeto de vida - Ser um Youtuber" é o projeto do aluno Matheus Henrique que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), 12 anos, e frequenta o 6º ano do ensino regular da escola estadual Maestro Antonio  Marmora Filho, de Mogi das Cruzes, (SP).

Matheus apresenta algumas dificuldades de aprendizagem, mas esses fatores não foram empecilhos para a realização desse projeto que captou seu perfil descontraído, dinâmico e integrado ao realizar uma entrevista com seus três amigos que também possuem TEA, os alunos: Danilo, Miguel e Vinícius.

Por meio de um bate papo informal, Matheus abordou com propriedade o tema gamificação – jogos de games - dispostos em um ambiente colorido e alegre, onde  outras pessoas apresentaram seus interesses, personagens  prediletos,  evidenciando os fatores históricos e curiosidades dos games. Além disso, ele conseguiu empregar conhecimentos sobre a língua inglesa que é muito empregada nas tecnologias digitais, assim como aprender de forma descontraída e divertida.

Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema. (Geekie,2016)

Assim, enquanto professora especialista no Atendimento Educacional Especializado de alunos com TEA, junto com mais duas professoras de apoio educacional, buscamos atuar com uma nova proposta inclusiva no âmbito escolar.  Com o desafio de pesquisar e criar uma metodologia adaptada que possa, de fato, fazer com que esses alunos se tornem protagonistas e tenham um atendimento mais significativo com estímulos que possam fortalecer a autonomia e o respeito pelo direito de escolhas dentro de suas especificidades.

A proposta  “Projeto de Vida” será um componente curricular em 2020 e integrada a proposta pedagógica para todas as escolas do Estado de São Paulo. Temos como objetivo “estimular, orientar os estudantes a terem sonhos e transformá-los em realidade. (Inova Educação- Projeto de vida,2019)

 

 

 

Mundo Adaptado
Maria de Lourdes  Moraes Pezzuol
Maria de Lourdes Moraes Pezzuol Seguir

É professora especialista para alunos com autismo na rede pública de S.P, licenciada em Educação Física, mestrado em Educação, especialista em autismo, neuropsicopedagogia e psicomotricidade e brinquedista pela ABBri e membro da Ecobrinquedoteca.

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