A educação é um processo contínuo e sequencial que se desenvolve tanto na escola como no ambiente familiar, meu objetivo hoje é abordar a tríplice relação entre a escola, a família e o aluno, pois estes possuem importante papel no processo educativo.
Interessante destacar que o Blog Mundo Adaptado, no qual eu represento, presa por uma educação inclusiva e que ressalte as potencialidades de todos, e nesse momento, apresento a importância da Tríplice Coroa Educativa.
É de suma importância a reflexão acerca da importância do trabalho conjunto entre pais, professores e crianças, principalmente no processo educacional e no desenvolvimento.A integração família-escola é uma importante parceria para a melhoria na aprendizagem, sendo que a mesma deve ser baseada na participação da família na vida escolar do aluno visando a melhoria do processo ensino - aprendizagem.
Como construções sociais relativamente recentes, estas complexas reformulações familiares encontram-se sem modelo preestabelecido. Sendo assim, cada família necessita lidar com seus padrões e conceitos preestabelecidos para deles fazer emergir uma maneira original de constituir um grupo familiar com funções, direitos e deveres que atendam aos que dele participam. Nesta reformulação, as questões de gênero são inevitavelmente questionadas e pressionadas a transformarem-se (BATTAGLIA, 2002, p. 7).
A família é única em seu papel determinante no desenvolvimento da sociabilidade, da afetividade e do bem estar físico dos indivíduos, principalmente no período da infância e da adolescência. É na família que a criança se integra no mundo adulto, onde recebe orientação e estímulo para ocupar um determinado lugar na sociedade adulta, em função do seu sexo, sua raça, suas crenças religiosas, seu status econômico e social (PRADO, 1985, p.40).
Para ampliação do conhecimento, apresentando a definição da palavra FAMÍLIA de acordo com o Dicionário Aurélio: família é o conjunto de parentes por consanguinidade ou por afinidade; ascendência, linhagem, estirpe; conjunto de pessoas da mesma seita, fé, sistema, profissão, etc. Assim, a família é a unidade básica da sociedade formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos. Ela integra o grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições.
Quanto à estrutura familiar nem todos os aluno pertencem a famílias com pai e mãe, com recursos suficientes para uma vida digna. Normalmente verificam situações diversas: os pais estão separados e o aluno vive com um deles, o aluno é órfão, o aluno vive num lar desunido, o aluno vive com algum parente; etc. Muitas vezes, essas situações geram obstáculos à aprendizagem, não oferecem à criança um mínimo de recursos materiais, de carinho, compreensão, amor (PILETTI, 1989, p. 151- 153).
Problemas familiares como separação dos pais, abandono, falta de afeto e violência também desequilibram esta relação tríplice (escola, pais e filhos), cabendo a escola se reorganizar a fim de contornar estas dificuldade e propiciar uma formação.
Quando a família participa da educação das crianças, elas podem sairem-se bem melhor na escola e na vida, despertando o interesse e a curiosidade.
A parceria entre escola e família baseia-se na divisão do trabalho e de responsabilidades da educação das crianças, jovens e adultos, envolvendo expectativas recíprocas. Tendo em mente, que o ser humano aprende o tempo todo, nos mais diversos interesses que a vida lhe apresenta, o papel da família é essencial, pois é ela que determina, desde cedo, o que seus filhos precisam aprender e de que forma esta educação será produtiva.
Destaco ao término de mais uma postagem no Blog Mundo Adaptado, a importância do ensino aprendizagem com o apoio da família, e enfatizo nesse momento que para um aluno com deficiência, a participação efetiva de escola, âmbito familiar e aluno são imprescindíveis no processo de evolução.
Qual seria esse processo de evolução que eu considero fundamental para o aprendizado de um aluno com deficiência? Citarei abaixo:
- Adaptação ao meio
- Respeito dos colegas de turma
- Socialização (envolvimento nas atividades, ou seja, estar juntos nas atividades inclusivas)
- Sociabilidade (Participar efetivamente das atividades inclusivas)
Esse processo de evolução citado acima só ocorre com um trabalho integral entre família e escola, onde todos estão com os mesmos olhares para o crescimento.
Conheçam mais um pouco do trabalho Inclusivo que realizo, no vídeo abaixo.
Professor Fernando Toledo Cardoso.