Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas de leitura sobre deficiência e muito mais!

Dicas de leitura sobre deficiência e muito mais!
Guilherme Bucco
jan. 20 - 3 min de leitura
000

Todo começo de ano meu apetite por leitura é renovado. E de sobremesa, vem a vontade de falar sobre livros, textos e as literaturas com as quais tenho passado meus dias.

Por isso, nesse início de 2020, trago três dicas de leitura que foram muito importantes para mim no ano passado. Seguem:

1) HQ - Não era você que eu esperava, de Fabien Toulmé


O quadrinho francês autobiográfico, com tradução para português por Fernando Scheibe, conta como Fabien lidou com o nascimento de sua filha que possui Síndrome de Down. A descoberta da síndrome após o nascimento trouxe receios, medos, dores e inconformidade para a vida do autor.

Fabien trata o assunto com humor, leveza e sinceridade, sem esconder sentimentos e pensamentos. A identificação é fácil por parte de quem vive a cólera e a serenidade ao ter a expectativa estilhaçada. Preparem os lenços.


2) Livro - Plano B: Como Encarar Adversidades, Desenvolver Resiliência e Encontrar Felicidade, de Sheryl Sandberg


Após encontrar seu marido morto em uma sala de ginástica durante uma viagem ao México, Sheryl Sandberg se vê sem saber como dar sequência em sua vida, como cuidar dos filhos, como voltar a trabalhar, como viver.

Para entender melhor sua situação, ela usa sua história pessoal como fio condutor para trazer relatos de pessoas dos mais diversos ambientes e conta como superaram as adversidades, sejam elas doenças raras, mortes, desastres naturais e agressões.

É um livro com ensinamentos de empatia e compaixão, principalmente para conosco. São reflexões para todas as áreas da vida sobre perseverança, resiliência e redescobrimento da alegria.

Comentarei mais sobre como esse livro tem me ajudado em textos futuros, aqui na Mundo Adaptado.


3) Livro - O duelo dos neurocirurgiões: E outras histórias de trauma, loucura e recuperação do cérebro humano, de Sam Kean


Através de casos curiosos, surpreendentes, estranhos e incríveis, Sam Kean narra como a neurociência se desenvolveu na história recente da humanidade. O livro possui explicações abrangentes, claras e até graciosas, questionando muitas vezes sobre o que é a personalidade e a identidade humana e individual, e como o funcionamento do cérebro transforma a vida das pessoas.

Leitura agradável, dividida em pequenos capítulos, com cases de plasticidade neurológica admiráveis.

 


Nem sempre eu leio algo relacionado à deficiência. No entanto, qualquer leitura é capaz de mostrar novas maneiras de vermos o mundo. Compartilharei outras leituras, assim que tiver mais um apanhado de livros interessantes que, de alguma forma, me transformaram.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você