Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os desafios da escovação em crianças com TEA

Os desafios da escovação em crianças com TEA
Camila Nehme Baldasso
mai. 25 - 2 min de leitura
000

O momento da escovação em crianças com TEA pode ser um desafio, mas precisamos lembrar que nós, como família, somos responsáveis por ensinar e fazer a higiene bucal.

A escovação dos dentes deve iniciar assim que nascer o primeiro dentinho, e deve ser realizada, no mínimo, duas vezes ao dia, com escova de dente mesmo (as escovas de dedo, de silicone, não servem para escovar os dentes, apenas para massagear a gengiva), e é importante a escova ser apresentada para a criança desde cedo,  deixar que ela sinta a textura, o tamanho e a sensação que esse objeto traz.

E qual escova escolher? Uma escova com cabeça pequena, cerdas macias e com o cabo mais longo (ajuda o responsável a alcançar todos os dentes na hora da escovação)

Qual creme dental utilizar? O creme dental pode ser o mesmo da família, o importante é que contenha flúor, pois irá ajudar na prevenção de cáries. A diferença será na quantidade, crianças com até 2 anos de idade devem utilizar a quantidade de creme dental equivalente a um grão de arroz cru, e partir dos 2 anos o equivalente a um grão de ervilha.

É sempre uma briga para escovar os dentes, o que eu faço? Antes de tudo, torne esse momento parte da rotina e não abra mão dele. Algumas dicas para a hora da escovação:

- Chame a criança para escovar os dentes sempre no mesmo horário e com a escova da mesma cor.

- Divida os dentes em partes, e cada parte você conta de 1 a 10 e faz um descanso, até completar toda a escovação. Dessa forma a criança entende que há um começo, meio e fim.

- Se músicas funcionam para seu filho, escolha uma que ele goste e coloque todo dia na hora de escovar os dentes.

Cada dia é único, alguns serão mais fáceis, outros mais desafiadores, mas não escovar os dentes não é uma opção, é um hábito importante que deve fazer parte da rotina como forma de evitar doenças e manter a qualidade de vida das crianças.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você