Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quais os cuidados devemos ter com o armazenamento de medicamentos?

Quais os cuidados devemos ter com o armazenamento de medicamentos?
Aplicativo Helps
ago. 14 - 4 min de leitura
000

O armazenamento correto dos medicamentos, a limpeza e organização da farmacinha doméstica são tarefas essenciais para proteger a sua saúde e de sua família! Além disso, guardar e descartar remédios de maneira correta ajuda também a resguardar o nosso meio ambiente.

Os medicamentos são itens muito presentes no cotidiano da maioria das pessoas. A ciência conseguiu extrair das plantas e dos minerais os componentes que têm a capacidade de interagir bioquimicamente com o organismo e atuar de modo a aliviar sintomas de doenças e, em alguns casos, até curar. Porém, manipular esses produtos requer alguns cuidados importantes que vou compartilhar com vocês.

Um dos lugares da casa aparentemente mais seguros com relação à contaminação por germes e bactérias é a famosa farmacinha doméstica. Porém, o que muitos não sabem, é que a limpeza e a organização desse espaço são muito importantes porque medicamentos velhos, abertos há muito tempo e vencidos são um risco a saúde.

A limpeza da caixinha de remédios deve ser feita com certa frequência para que não haja problemas futuros como consumir um remédio com data de validade ultrapassada. Abaixo listei algumas dicas de como  guardar seus medicamentos da forma correta:

Não guarde sua farmacinha do banheiro!

O banheiro costuma ser um lugar quente, abafado e úmido - todas condições ruins para a medicação. A pior delas é a umidade a qual faz com que os remédios percam a sua potência antes da data de validade. Alguns tipos de medicamentos são mais suscetíveis ao calor e à umidade, entre eles, medicamentos da tireoide, pílulas anticoncepcionais, insulina, medicamentos anticonvulsivos e anticoagulantes. Os lugares ideais para guardar remédios são gavetas de mesa ou armários localizados em ambientes secos e frescos. Ah, e não se esqueçam de deixar os remédios fora do alcance das crianças e dos animais.

Verifique SEMPRE as datas de validade

Sempre que for tomar algum remédio confira a data de validade de seus medicamentos e até de suplementos à base de ervas, colírios e itens que estiverem sem receita. Vencidos eles podem ser prejudiciais a saúde. 

Remova os medicamentos antigos

Remova de casa tudo que estiver fora da data de validade e sem prescrição (receita). Também separe para descarte os analgésicos e antibióticos que não estão sendo usados. Quando você for eliminar os antibióticos é importante jogar fora todos eles, sem sobras! Mas lembre-se: o descarte incorreto de medicamentos representa um grave risco ao meio ambiente e à saúde pública. Nesse post orientamos sobre o correto procedimento de descarte. Não é difícil e pode ser feito quando for a farmácia buscar um novo medicamento.

Confira o que há de sobra e a segurança dos recipientes

Verifique todos os medicamentos remanescentes em seu armário ou farmacinha e certifique-se de que cada recipiente é à prova de crianças. Mesmo você achando que eles estão fora do alcance delas, crianças nos surpreendem com esperteza e são curiosas por natureza. Segurança extra não custa nada.

Organize o armário

Mova os medicamentos que você usa com mais frequência para frente do armário ou caixa para ajudar sua memória. E mova para trás qualquer outro remédio cujo uso é menos frequente, colocando-o em uma prateleira mais difícil de alcançar. É recomendável verificar com certa periodicidade se os medicamentos que estão nas últimas fileiras já estão vencidos por conta do que já explicamos acima.

Trave o armário 

Se você possui crianças pequenas em casa ou apenas quer que seus medicamentos sejam guardados de forma privada por qualquer motivo, procure travá-los com um cadeado ou dentro de uma gaveta com chave.

Não deixe seus remédios espalhados pela casa 

É comum espalharmos os medicamentos por toda a casa, banheiros, cozinha, bolsas e mochilas do trabalho, gavetas variadas em casa e no escritório. Estas atitudes dificultam nosso controle, geram desperdícios e risco para nossa saúde. Procure manter as sobras de medicamentos, exclusivamente na farmacinha doméstica e oriente os familiares a fazerem o mesmo.

Utilize a tecnologia para te ajudar!

Existem aplicativos e portais que auxiliam nessa tarefa de organizar os medicamentos. O aplicativo Helps, por exemplo, possibilita o cadastro dos remédios via código de barra, alerta sobre o vencimento dos mesmos e dá orientação sobre o processo de descarte correto.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você