[ editar artigo]

Você sabe qual é a maneira correta de descartar medicamentos?

Você sabe qual é a maneira correta de descartar medicamentos?

Apesar de toda a população ser usuária de medicamentos, uma pesquisa recente encontrou números alarmantes sobre o desconhecimento do procedimento correto para descarte de medicamentos. Os resultados demonstram que 38% dos entrevistados jogam os medicamentos vencidos ou sem uso no lixo comum e outros 24% responderam que jogam no vaso sanitário! Menos de 15% demonstraram saber sobre a importância de descartar os remédios em pontos de coleta disponíveis em diversas redes de farmácias.

Mas, por que é tão grave jogar remédios fora da validade ou já sem uso em lixo comum ou na rede de esgoto? O descarte incorreto gera problemas ao meio ambiente e também para a saúde humana.

Descarta a medicação no meio ambiente gera a contaminação do solo e da água por conta da penetração de princípios ativos sintéticos e hormônios que são cumulativos.  Ou seja,  o que era para promover a saúde, torna-se um fator de risco para toda a população!

O procedimento correto é sempre buscar um ponto de descarte. Nós da Helps montamos uma lista de locais que você pode acessar aqui. Informando seu CEP, você acessa a lista de farmácias próximos a sua localização.

Separe os medicamentos vencidos com suas embalagens e leve ao ponto de coleta que preferir. Ao chegar no local procure a estação coletora (normalmente uma caixa identificada) e realize o descarte conforme as instruções disponíveis. Faça o registro, a destruição e a separação da embalagem.

E para onde vai o que jogamos nesses locais?

As redes de farmácias e os laboratórios fazem a coleta desses materiais e os destroem forma correta sem risco ao meio ambiente ou para a população. Esta atitude simples é muito importante para a proteção da natureza e, principalmente, para garantir a segurança de nossa saúde! Pratique e divulgue essa informação com quem conhece. Até mais.

Mundo Adaptado
Aplicativo Helps
Aplicativo Helps Seguir

O HELPS é uma ferramenta que possibilita aos usuários transformar o enorme desperdício em perdas de medicamentos em BENEFÍCIOS e DESCONTOS!

Ler matéria completa
Indicados para você