Em diversas palestras que sou convidado aqui em São Paulo, sempre me apresentam a mesma dúvida: "O que é Inclusão Educacional?"
A resposta é categórica e quebra paradigmas 🙈
Primeiro começo citando um exemplo claro para todos:
*Ex primordial*
Um aluno com paralisia cerebral, que utiliza cadeira de rodas e tem problemas na fala, ele está excluído???
Percebo diversas pessoas levantando as mãos e dizendo que sim e pouquíssimas em dúvida.
Bom, nesse caso refuto e digo que não necessariamente. O fato daquele aluno ter alguma Deficiência não o remete a exclusão, mas sim pode ser precedente para ser afastado dos demais.
Ao contrário do que a maioria pensa, o trabalho de inclusão não é INCLUIR o aluno com Deficiência na aula, mas sim incluir os outros 29 no mundo MEU e deste aluno que está aguardando só uma chance para ser feliz.
É interessante pensar nessa proposta, pois você começa a captar que ao entrar no mundo e na vida do aluno com Deficiência, os demais aprendem:
Respeito ao próximo
Equidade
Igualdade
Socialização
Cooperação
Fora todos os objetivos da atividade proposta.
Ao entender a dinâmica do ato incluir, você abre um leque de possibilidades, amplo e dinâmico em sua vida.
Comecando a possibilitar a todos atividades que tem como princípio maior o AMOR, o que é a base de tudo em uma sociedade tão fortemente preconceituosa.
Abaixo estou deixando uma imagem do meu trabalho, realizado no ensino público, onde mostro que todos podem ser felizes juntos, basta fazer acontecer 💕
Imagem: Aluna saiu da sua cadeira de rodas, e pela primeira vez pôde brincar juntos com seus amiguinhos de sala na Gangorra.
Acreditar que é possível sempre.