Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O capacitismo mascarado por ações típicas, tidas como naturais.

O capacitismo mascarado por ações típicas, tidas como naturais.
Jacson Marçal
set. 23 - 3 min de leitura
000

 

Hoje em dia é muito difícil ser um PcD “Pessoa com Deficiência”  no meio social como um todo, as pessoas acabam por si só julgando direta e indiretamente ações, posicionamentos ou atitudes de pessoas com deficiência. O capacitismo fica mascarado entre essas questões sociais, quando percebemos já estamos sendo afetados direta e indiretamente por todo mal que isso gera para nossa sociedade.

O Capacitismo nada mas é do que uma forma muito bitolada de pensamento que toda deficiência deve ser vista como algo a ser superado ou corrigido, o capacitismo anula a comunicação com a pessoa com deficiência terceirizando a comunicação.

O pior do capacitismo são posicionamentos tidos como naturais, falando para um Autista frases como;

“Nossa você nem parece Autista” 

“Nossa você parece tão bem para ser Autista”

“Nossa você não tem cara de Autista”

Como no Autismo ao se dirigir a uma pessoa que tenha um certo controle social, uma certa estabilidade essa forma mascarada de capacitismo gera uma desordem gigantesca para com Autista, onde essa ação possa gerar uma confusão, ou até mesmo uma desordem maior acarretando uma crise por falta de entendimento e auto questionamento.

Quando uma pessoa começa a julgar o Autista, ou qualquer pessoa pelo seu padrão mesmo que tenha entendimento que o padrão possa ser apenas um único modelo, isso causa muita dificuldade e insegurança para pessoas que não entende as diferenças que são encontradas no meio social em que vivemos. O extremo do capacitismo envolve o machismo, um racismo disfarçado, além da deficiência onde um nível de supremacia se coloque em um posicionamento único perante sua visão critica e analitica, o pior de tudo é quando o capacitismo gera uma visão distorcida de como cada deficiente deve ser, agir ou pensar. Isso anula possibilidades de melhoras e entendimento para com nossa equidade perante a sociedade.

Até quando vamos passar por situações adversas, sendo forçados a essa adaptação forçada, por não podermos ter liberdade muito menos voz, o capacitismo faz isso, transforma a voz em uma única opinião, desmerece e tira a oportunidade das pessoas com deficiência terem sua voz presente, além das intimidações e uma forma de pensar unificada sobre cada indivíduo. Vamos mudar esse meio social, vamos conscientizar já nossa sociedade sobre o capacitismo e suas influências negativas para com meio social.

Autista Savant - Jacson Marçal @jacsonfier nas redes sociais.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você