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Banho de balde em UTI Neonatal: um recurso terapêutico para o bem estar afetivo e sensorial do prematuro

Banho de balde em UTI Neonatal: um recurso terapêutico para o bem estar afetivo e sensorial do prematuro

Olá a todos! Espero que estejam todos bem!

Quando eu e Ana decidimos dialogar sobre os sentidos e as sensações sensoriais e sua grande importância e interferência para o desenvolvimento e aprendizagem infantil, também tínhamos como objetivo central demonstrar não apenas a conceituação teórica, mas também exemplos práticos e diários de atividades, momentos e brincadeiras que os pais pudessem realizar com os seus filhos em casa, no parque, na praia, ou seja, nos diversos ambientes que uma criança pode permear com sua família.

E como no nosso site dialogamos intensamente sobre prematuridade, temos também que gerar exemplos de como os pais e a equipe de uma UTI Neonatal podem gerar experiências sensoriais para esses bebês, ainda que estejam internados, afim de potencializarmos o desenvolvimento e a relação entre pais e filhos em um ambiente com informações, sensações e estímulos tão distintos do que poderíamos oferecer, se os prematuros estivessem no aconchego de seus lares e família.

(...)

¨As estruturas do sistema vestibular ficam localizadas dentro do nosso ouvido interno e ele é responsável por processar as informações de movimento, da ação da gravidade e das mudanças da posição da cabeça em relação ao nosso corpo. É o Sistema Vestibular que nos diz quando nosso corpo está em movimento ou parado, bem como, a direção e a velocidade desse movimento. Ele é quem nos ajuda a estabilizar (parar) nossos olhos enquanto nos movemos e nos diz se os objetos à nossa volta estão em movimento ou não. Mesmo com nossos olhos fechados, graças às ações do Sistema Vestibular, sabemos se o nosso corpo está numa postura horizontal ou vertical ¨.

¨Por isso, esse sistema é tão importante…ele nos fornece informações sobre o corpo em relação ao que acontece no ambiente e alguns autores denominam o Sistema Vestibular como o “coração das sensações”, porque ele estabelece relações diretas e influencia outras informações sensoriais como os sistemas visual, auditivo, tátil e proprioceptivo. Além de nos dizer sobre o movimento do corpo e do espaço, o sistema vestibular prepara nosso corpo para aprender novos movimentos (novas ações motoras). Precisamos das informações deste sistema para preparar nossa postura, manter o equilíbrio, planejar ações, nos mover, nos acalmar e regular o comportamento ¨.

E para compreendermos o porquê é tão importante promovermos e acompanharmos o desenvolvimento sensorial dos prematuros, especificamente o vestibular e todas as inter-relações que ele estabelece com os outros sentidos, basta verificarmos que os prematuros extremos nascem sem terem completado experiências intra-uterinas importantes para o refinamento e desenvolvimento dos sistemas sensoriais.

Sim! Exatamente isso que vocês estão pensando… os nossos sistemas sensoriais não somente são formados, mas começam a sua atividade ainda no ambiente intra- uterino.

(...)

Exatamente por todos esses conhecimentos já existentes e validados pela ciência é que os ambientes de UTI Neonatal públicos e privados deveriam ter como um de seus objetivos principais a promoção de momentos e atividades entre bebê e pais, afim de potencializarem a saúde materno- infantil e a homeostase fisiológica do prematuro.

O Método Canguru, já dialogado em um texto no site e muito exposto em nosso Instagram, é um dos métodos mais valiosos e científicos que garantem afeto, acolhimento e muitas sensações sensoriais que potencializam o bem estar fisiológico e emocional do prematuro a curto e a longo prazo. As redes utilizadas em algumas unidades em nosso país é também um outro exemplo de promoção de experiência sensorial para os pequenos, desde que já estáveis fisiologicamente. Os polvos de crochê podem garantir conforto tátil e maior segurança emocional aos prematuros. Por fim e que apresentarei aqui como uma das preciosas intervenções que podem estimular, especialmente o sistema vestibular e tátil em ambientes de UTI Neonatal: o banho de balde ou também chamado de ofurô.

O balde é um dos grandes facilitadores para que a criança reviva a posição e a sensação intrauterina, além de proporcionar um bem estar sensorial qualitativo, como pontuado no parágrafo supracitado. As pesquisas ainda estão em fase de andamento para confirmar a importância científica desta atividade para o bem estar fisiológico, neurológico e afetivo da criança.

Porém, como mãe de prematuro extremo e como profissional de saúde tenho certeza da eficácia deste método. A criança melhora consideravelmente o seu nível de saturação de O2, a sua frequência respiratória, a sua frequência cardíaca, além de ser extremamente prazeroso. O bebê é extremamente sensorial… a sua pele -sistema tátil- é um grande órgão sensorial e sedento por outras sensações, como o toque de carinho, a temperatura da água… sensações totalmente diferentes das dolorosas e típicas de um ambiente de UTI Neonatal. Esse mesmo serzinho sensorial, ao invés de sentir as infinitas manipulações em seu corpo e cabeça, feitas por toda a equipe médica e clínica, poderá sentir aconchego e acalento ao sentir o balanceio do seu corpo e a movimentação de sua cabeça – sistema vestibular- em um ambiente cheio de água, como o uterino. E ainda poderá fazer algumas movimentações livres e espontâneas, especialmente de membros inferiores, ativando receptores proprioceptivos que estão alojados em músculos, tendões e articulações. Pontuei sobre a movimentação dos membros inferiores, porque os acessos venosos e aparelhagem necessária ficam quase todos nos braços e mãos – membros superiores- nesse momento do banho de balde, não podendo ser permitida a livre movimentação desses membros.

Para continuar lendo acesse: https://prematuros.com.br/?p=397

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