[ editar artigo]

Futsal é importante para pessoas com paralisia cerebral?🤔

Futsal é importante para pessoas com paralisia cerebral?🤔

Desenvolvimento prático e físico do futsal para pessoas com paralisia cerebral, e nesse caso em específico iremos destrinchar sobre alunos que utilizam cadeiras de rodas.

Você que está lendo o blog Mundo Adaptado, já parou para pensar o quanto um aluno pode sofrer preconceitos por utilizar cadeiras de rodas? O quanto ele pode sofrer em sociedade por esteriótipos e comentários do tipo "ele não é capaz"??

Isso acontece com frequência e hoje vamos destacar o quanto é possível que este aluno esteja em plena condições para jogar Futebol com seus amigos de turma.

Primeiramente é importante entender que o nosso futebol escolar tem uma demanda exclusivamente para cidadania de nossos alunos, isso quer dizer o que professor Fernando? Quer dizer que buscamos no esporte o melhor deles nos seguintes quesitos:

Respeito ✅

Dignidade✅

Equidade✅

Amor ✅

União âœ…

Igualdade ✅

 

"E a competição"?

​​​Na minha aula sempre ficará por último, eu quero ensinar cooperatividade. Todos esses itens citados acima são fundamentais para os preceitos de uma sociedade mais tolerante, que nesse caso em específico é o que mais precisamos atualmente.

Outro ponto em destaque é a importância que todos os participantes darão a atividade ao ver o aluno cadeirante (termo utilizado com frequência) praticando o esporte, isso claramente mostra um olhar inclusivo do docente e da escola, o sentimento de equidade é poderoso na prática.

Voltando ao desenvolvimento da atividade, o quão é valioso nosso aluninho que utiliza cadeira de rodas jogar e até mesmo marcar um gol, com o professor empurrando sua cadeira como na imagem de capa. Muitos irão dizer que ele não está correndo com suas próprias pernas, e nesse caso eu tenho que concordar, ele realmente não está correndo, ele está voando, está em destaque com o brilho no olhar e o sorriso latente, estamos falando de plenitude corporal e mental, quando se sentimos importantes para todo sempre.

 

Fazer acontecer é crucial para mudar vidas, e a cada ação um novo horizonte é formado, uma nova vida se contextualiza.

Professor Fernando de Toledo Cardoso

Especialista em Educação Inclusiva 

 

 

Mundo Adaptado
Fernando Toledo Cardoso
Fernando Toledo Cardoso Seguir

Professor de Educação Física, com segunda licenciatura Plena em Pedagogia, pós graduação em: Deficiência Intelectual ✅ Deficiência Física ✅ Psicomotricidade ✅ Psicopedagogia ✅ Trabalhou na ACDEM e AACD com olhares para diversidade humana.

Ler conteúdo completo
Indicados para você