Desenvolvimento prático e físico do futsal para pessoas com paralisia cerebral, e nesse caso em específico iremos destrinchar sobre alunos que utilizam cadeiras de rodas.
Você que está lendo o blog Mundo Adaptado, já parou para pensar o quanto um aluno pode sofrer preconceitos por utilizar cadeiras de rodas? O quanto ele pode sofrer em sociedade por esteriótipos e comentários do tipo "ele não é capaz"??
Isso acontece com frequência e hoje vamos destacar o quanto é possível que este aluno esteja em plena condições para jogar Futebol com seus amigos de turma.
Primeiramente é importante entender que o nosso futebol escolar tem uma demanda exclusivamente para cidadania de nossos alunos, isso quer dizer o que professor Fernando? Quer dizer que buscamos no esporte o melhor deles nos seguintes quesitos:
Respeito ✅
Dignidade✅
Equidade✅
Amor ✅
União ✅
Igualdade ✅
"E a competição"?
Na minha aula sempre ficará por último, eu quero ensinar cooperatividade. Todos esses itens citados acima são fundamentais para os preceitos de uma sociedade mais tolerante, que nesse caso em específico é o que mais precisamos atualmente.
Outro ponto em destaque é a importância que todos os participantes darão a atividade ao ver o aluno cadeirante (termo utilizado com frequência) praticando o esporte, isso claramente mostra um olhar inclusivo do docente e da escola, o sentimento de equidade é poderoso na prática.
Voltando ao desenvolvimento da atividade, o quão é valioso nosso aluninho que utiliza cadeira de rodas jogar e até mesmo marcar um gol, com o professor empurrando sua cadeira como na imagem de capa. Muitos irão dizer que ele não está correndo com suas próprias pernas, e nesse caso eu tenho que concordar, ele realmente não está correndo, ele está voando, está em destaque com o brilho no olhar e o sorriso latente, estamos falando de plenitude corporal e mental, quando se sentimos importantes para todo sempre.
Fazer acontecer é crucial para mudar vidas, e a cada ação um novo horizonte é formado, uma nova vida se contextualiza.
Professor Fernando de Toledo Cardoso
Especialista em Educação Inclusiva