[ editar artigo]

Futsal √© importante para pessoas com paralisia cerebral?ūü§Ē

Futsal √© importante para pessoas com paralisia cerebral?ūü§Ē

Desenvolvimento prático e físico do futsal para pessoas com paralisia cerebral, e nesse caso em específico iremos destrinchar sobre alunos que utilizam cadeiras de rodas.

Você que está lendo o blog Mundo Adaptado, já parou para pensar o quanto um aluno pode sofrer preconceitos por utilizar cadeiras de rodas? O quanto ele pode sofrer em sociedade por esteriótipos e comentários do tipo "ele não é capaz"??

Isso acontece com frequ√™ncia e hoje vamos destacar o quanto √© poss√≠vel que este aluno esteja em plena condi√ß√Ķes para jogar Futebol com seus amigos de turma.

Primeiramente é importante entender que o nosso futebol escolar tem uma demanda exclusivamente para cidadania de nossos alunos, isso quer dizer o que professor Fernando? Quer dizer que buscamos no esporte o melhor deles nos seguintes quesitos:

Respeito ‚úÖ

Dignidade‚úÖ

Equidade‚úÖ

Amor ‚úÖ

Uni√£o ‚úÖ

Igualdade ‚úÖ

 

"E a competição"?

‚Äč‚Äč‚ÄčNa minha aula sempre ficar√° por √ļltimo, eu quero ensinar cooperatividade. Todos esses itens citados acima s√£o fundamentais para os preceitos de uma sociedade mais tolerante, que nesse caso em espec√≠fico √© o que mais precisamos atualmente.

Outro ponto em destaque √© a import√Ęncia que todos os participantes dar√£o a atividade ao ver o aluno cadeirante (termo utilizado com frequ√™ncia) praticando o esporte, isso claramente mostra um olhar inclusivo do docente e da escola, o sentimento de equidade √© poderoso na pr√°tica.

Voltando ao desenvolvimento da atividade, o quão é valioso nosso aluninho que utiliza cadeira de rodas jogar e até mesmo marcar um gol, com o professor empurrando sua cadeira como na imagem de capa. Muitos irão dizer que ele não está correndo com suas próprias pernas, e nesse caso eu tenho que concordar, ele realmente não está correndo, ele está voando, está em destaque com o brilho no olhar e o sorriso latente, estamos falando de plenitude corporal e mental, quando se sentimos importantes para todo sempre.

 

Fazer acontecer é crucial para mudar vidas, e a cada ação um novo horizonte é formado, uma nova vida se contextualiza.

Professor Fernando de Toledo Cardoso

Especialista em Educa√ß√£o Inclusiva 

 

 

Mundo Adaptado
Fernando Toledo Cardoso
Fernando Toledo Cardoso Seguir

Professor de Educação Física, com segunda licenciatura Plena em Pedagogia, pós graduação em: Deficiência Intelectual ✅ Deficiência Física ✅ Psicomotricidade ✅ Psicopedagogia ✅ Trabalhou na ACDEM e AACD com olhares para diversidade humana.

Ler conte√ļdo completo
Indicados para você