O mundo perdeu hoje o admirável físico Stephen Hawking, faleceu, coincidentemente no mesmo dia do nascimento de outro físico muito famoso, Albert Einsten.
O britânico se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo, e era exemplo de determinação por resistir por muitos anos à esclerose lateral amiotrófica (ELA).
ELA é caracterizada por rigidez muscular, gradualmente fraqueza, devido aos músculos diminuindo de tamanho. Isto resulta em dificuldade de fala, deglutição e, eventualmente, da respiração, o que acarreta paralisia motora progressiva.
Usava um sintetizador eletrônico para falar e sua voz robótica produzida por um aparelho para expressar suas ideias, acabou se tornando não só uma de suas marcas registradas como foi constantemente ouvida e respeitada no mundo todo. Para produzir sua "fala", o físico formava as palavras em uma tela com o movimento dos olhos, também usado para movimentar sua cadeira de rodas.
Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu, e sua trajetória deixa marcas importantes para humanidade devido a suas ideias brilhantes e sua genialidade. Sua história foi marcada pela superação de limites.
Seu legado deixa marcas de aprendizado importantes para humanidade como por exemplo, como a mecânica quântica pode afetar a origem e o destino do Universo.