[ editar artigo]

ℂ𝕌𝕃𝕋𝕌ℝ𝔸 𝕀ℕℂ𝕃𝕌𝕊𝕀𝕍𝔸 𝕀𝕀

ℂ𝕌𝕃𝕋𝕌ℝ𝔸 𝕀ℕℂ𝕃𝕌𝕊𝕀𝕍𝔸 𝕀𝕀

"A sensibilidade posteriormente ressalta a potencialidade"

Começo a segunda parte de ℂ𝕌𝕃𝕋𝕌ℝ𝔸 𝕀ℕℂ𝕃𝕌𝕊𝕀𝕍𝔸 com essa frase marcante, pois ela nos dá a entender que antes de qualquer trabalho com os alunos, necessitamos ter sensibilidade. Aquela sensibilidade no olhar e no toque, mas acima de tudo, sensibilidade no coração de quem tocamos. 

Seguindo o trabalho efetuado em sequência, levaremos a turma para sala de aula, e lá vamos dialogar com eles, segue o script:

Parte 3

Após um diálogo pertinente e amplo com a turma sobre as Deficiências e todas suas potencialidades, vamos fazer a seguinte pergunta:

"Vamos lá galerinha, um aluno com paralisia cerebral, que utiliza cadeiras de rodas, ele pode jogar futebol"??

 

Olhares atentos para as respostas 🧐

 

É extremamente natural ouvir respostas contrárias ao Movimento de inclusão, temos que lembrar a todo instante que estamos num processo, um aprendizado constante sobre a vida e suas diversidades. 

 

Posterior as respostas, vamos dar sequência ao diálogo dizendo que SIIIM, uma pessoa com Deficiência seja qual for pode e deve realizar qualquer atividade física, basta querer e ser feliz junto com todos.

 

Parte 4

Chega de papo e vamos levar essa turminha para a quadra, o ideal é que depois da parte teórica, tenha a prática, mostrando para todos que é possível a realização, jogue futebol com essa turma, jogando com seu aluno e faça todos entenderem o que é Equidade e amor.

Essa foto representa uma turma feliz, depois de jogar futebol e entender a palavra inclusão.

 

Abaixo um vídeo que contempla outra prática inclusiva com a turma, com o tema EMPATIA, com o objetivo dos alunos se colocarem no lugar do próximo.

Professor: FERNANDO TOLEDO CARDOSO

Especialista em Educação Inclusiva ❣️

Mundo Adaptado ®
Fernando Toledo Cardoso
Fernando Toledo Cardoso Seguir

Professor de Educação Física, com segunda licenciatura Plena em Pedagogia, pós graduação em: Deficiência Intelectual ✅ Deficiência Física ✅ Psicomotricidade ✅ Psicopedagogia ✅ Trabalhou na ACDEM e AACD com olhares para diversidade humana.

Ler conteúdo completo
Indicados para você