"A sensibilidade posteriormente ressalta a potencialidade"
Começo a segunda parte de ℂ𝕌𝕃𝕋𝕌ℝ𝔸 𝕀ℕℂ𝕃𝕌𝕊𝕀𝕍𝔸 com essa frase marcante, pois ela nos dá a entender que antes de qualquer trabalho com os alunos, necessitamos ter sensibilidade. Aquela sensibilidade no olhar e no toque, mas acima de tudo, sensibilidade no coração de quem tocamos.
Seguindo o trabalho efetuado em sequência, levaremos a turma para sala de aula, e lá vamos dialogar com eles, segue o script:
Parte 3
Após um diálogo pertinente e amplo com a turma sobre as Deficiências e todas suas potencialidades, vamos fazer a seguinte pergunta:
"Vamos lá galerinha, um aluno com paralisia cerebral, que utiliza cadeiras de rodas, ele pode jogar futebol"??
Olhares atentos para as respostas 🧐
É extremamente natural ouvir respostas contrárias ao Movimento de inclusão, temos que lembrar a todo instante que estamos num processo, um aprendizado constante sobre a vida e suas diversidades.
Posterior as respostas, vamos dar sequência ao diálogo dizendo que SIIIM, uma pessoa com Deficiência seja qual for pode e deve realizar qualquer atividade física, basta querer e ser feliz junto com todos.
Parte 4
Chega de papo e vamos levar essa turminha para a quadra, o ideal é que depois da parte teórica, tenha a prática, mostrando para todos que é possível a realização, jogue futebol com essa turma, jogando com seu aluno e faça todos entenderem o que é Equidade e amor.
Essa foto representa uma turma feliz, depois de jogar futebol e entender a palavra inclusão.
Abaixo um vídeo que contempla outra prática inclusiva com a turma, com o tema EMPATIA, com o objetivo dos alunos se colocarem no lugar do próximo.
Professor: FERNANDO TOLEDO CARDOSO
Especialista em Educação Inclusiva ❣️