Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

ANS obrigada convênios a realizarem testes para covid-19 sem custo adicional para beneficiários

ANS obrigada convênios a realizarem testes para covid-19 sem custo adicional para beneficiários
Mundo Adaptado
mar. 16 - 3 min de leitura
000

A Agência Nacional de Saúde (ANS) publicou no dia 12 de março que TODOS os planos de saúde estão obrigados a realizar, sem custos adicionais, exames para identificação de SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19, coronavírus) no caso de pacientes que se enquadrem na definição de caso suspeito ou provável de doença, segundo o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.

Alguns hospitais particulares estão disponibilizando o serviço de coleta em domicílio para minimizar possíveis lotações nos pronto socorros e também com objetivo de evitar o deslocamento de pessoas com infecções virais ou outras doenças. Embora o exame para Covid-19 tenha que ser gratuito para beneficiários, os custos de deslocamento de equipes de enfermagem e taxas de coleta e conveniência podem ser cobrados.

A ANS orienta que o beneficiário deve SEMPRE consultar sua operadora de plano de saúde antes de ir para qualquer unidade de saúde para ter informações sobre o local mais adequado para a realização desse exame porque cada operadora definirá o melhor fluxo para atendimento de seus beneficiários.

Como se proteger:

- não compartilhe copos, talheres, garrafas  e outros itens de uso pessoal;

- lave as mãos com água corrente e sabão sempre que espirrar e tossir;

- utilize lenços para proteger espirros e tosses evitando assim que gotículas contaminadas se espalhem pelo ambiente;

- use álcool em gel para desinfetar as mãos;

- limpe maçanetas, superfícies e locais com grande circulação de pessoas;

- evite aglomerações;

- trabalhe de case, se for possível;

- cancele ou adie festas, encontros, reuniões...

- não viaje. Agora é tempo de evitar deslocamentos e contato próximo com pessoas. Felizmente hoje já podemos utilizar a tecnologia ao nosso favor e trocar mensagens em tempo real e/ou conversar por vídeo para conversar com a família e amigos. Isso vale também para reuniões de trabalho em que muitas decisões podem ser tomadas a distância;

- evite visitar pessoas idosas, com doenças autoimunes e qualquer outra doença que deixe o sistema imunológico mais fraco. Esses indivíduos estão entre os grupos de risco para esta doença;

- mantenha a distância de pelo menos um metro de outra pessoa. Isso vale para elevador, farmácia, mercado...

- não cumprimente com beijos, abraços e apertos de mão. Você pode se contaminar e/ou contaminar outras pessoas;

- caso se sinta resfriado, não vá imediatamente para uma unidades de pronto atendimento. Se você não apresenta febre e nem falta de ar, cuide-se em casa como sempre faz em casos de resfriado. Se houver piora no seu quadro clínico, então você deve procurar um local de pronto-atendimento.

Como estão as coisas na cidade de vocês?

Nós da Mundo Adaptado estamos tomando todos os cuidados necessários para minimizar a propagação do coronavírus pelo território  de nosso país. Nossas reuniões estão sendo realizadas virtualmente e eventos foram cancelados.

Não se esqueça: vamos fazer o possível para evitar que esse vírus se espalhe com rapidez e que nosso sistema de saúde possa atender quem realmente está precisando de cuidados médicos complexos.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você