Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aluno com autismo cria: Vibe Outono (Setembro Amarelo)

Aluno com autismo cria:  Vibe Outono (Setembro Amarelo)
Maria de Lourdes  de Moraes Pezzuol
set. 30 - 3 min de leitura
030

Segundo pesquisas, “VIBE” significa vibração e é a diminuição da palavra inglesa “vibration”, em inglês. É uma gíria utilizada de maneira informal, geralmente por jovens e adolescentes. Essa gíria pode ser usada em diferentes contextos para se referir à sensação que alguém tem em relação a algo ou algum ambiente. Para o jovem Miguel de 14 anos, aluno da Escola estadual “Maestro Antonio Marmora Filho”, situada na cidade de Mogi das Cruzes, S.P. que adora jogos digitais e sua estação do ano preferida é o outono. Gostos que se tornaram significantes em aprendizagem sobre a temática Setembro Amarelo, sendo transformados em uma VIBE.

Aluno diagnosticado com autismo, atualmente cursa o 8º ano do ensino fundamental e participa do Atendimento Educacional Especializado (AEE), é uma política pública direcionada a estudantes com deficiências específicas para fortalecer sua aprendizagem.  Proposta de atendimento que em tempos de pandemia (COVID-19), complementa a formação de Miguel no ensino remoto, pois o adolescente ainda não tomou a segunda dose da vacina e continua em casa.

Miguel é muito criativo e adora tecnologias, recentemente tem participado como desenvolvedor de jogos no aplicativo ROBLOX, é um aplicativo de criação e experimentação de games utilizado por milhões de usuários em todo o mundo O programa tem download gratuito e pode ser baixado no computador (https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/roblox.html)

Segundo Mitchel Resnick:  “O aprendizado prospera quando é feito como uma atividade social, com pessoas compartilhando ideias, colaborando em projetos e ajudando no trabalho umas das outras’. https://porvir-prod.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2016/11/23114623/DE%CC%82-UMA-CHANCE-AOS-Ps-.pdf

 A temática do “Setembro Amarelo, é destacada no mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.  https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/setembro-amarelo-mes-da-prevencao-do-suicidio

Proposta temática que foi trabalhada com Miguel no AEE, por meio de vídeos, pesquisas escritas e desenhos interpretativos. Sabendo que Miguel tem um gosto por jogos eletrônicos, a professora do AEE resolveu desafiar o aluno a criar um jogo com a temática: “Setembro Amarelo”. A proposta deu tão certo que Miguel levou a sério o desafio, mesmo com algumas limitações de recursos tecnológicos, conseguiu adaptar aos comandos liberados pela plataforma e com incentivo de sua mãe Cintia Cris criou:

Jogo que apresenta uma proposta interativa de recurso pedagógico para impactar outros adolescentes sobre a temática “Setembro Amarelo”, que precisa ser debatida e refletiva como ação preventiva dentro das escolas.

Querem conhecer mais sobre o assunto e ajudar o Miguel a ganhar  mais acessos, confiram a vibe nesse link: https://ro.blox.com/Ebh5?pid=share&is_retargeting=true&af_dp=roblox%3A%2F%2Fnavigation%2Fgame_details%3FgameId%3D2929300173&af_web_dp=https%3A%2F%2Fwww.roblox.com%2Fgames%2F7532453751

 

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você