Além das Altas Habilidades/Superdotação em sua migração de conceito para Gifted and talented.
Estamos constantemente trabalhando pontos direcionados onde processos desatualizados no Brasil dificultam o trabalho Multidisciplinar em crianças, adolescentes e adultos dotados de habilidades que possamos extrair e trabalhar em suas particularidades, mesmo com conceito presente de Dupla Excepcionalidade podemos fazer um avanço significativo quando deixamos de lado padrões sazonais ultrapassados no processo de diagnóstico e apoio no Brasil.
Perguntas freqüentes sobre educação Gifted and talented efetuadas na Association Gifted EUA.
Existe uma definição de "talentoso"?
Sim. A atual definição federal de alunos talentosos foi originalmente desenvolvida no Marland Report to Congress de 1972 desde então passou por diversas atualizações onde foi modificada várias vezes desde então (Última em 2019). A definição atual, é:
Estudantes, crianças, jovens e adultos que demonstram alta capacidade de desempenho em áreas como intelectual, criativa, artística ou de liderança ou em áreas acadêmicas específicas e que precisam de apoio e atividades que normalmente não são fornecidos pela escola para desenvolverem-se plenamente esses recursos.
Nesse ponto específico conseguimos abordar uma característica que não se vê presente no atual processo educacional, dentro das atividades de apoio e atividades que normalmente não são fornecidos pela instituição de ensino, dentro desse aspecto observamos a necessidade de um trabalho direcionado de uma psicopedagoga que saiba trabalhar dentro de suas particularidades ou hiperfoco como ocorrido no autismo trabalhos de expansão gradual do seu conhecimento blindando possíveis negativas apresentadas na dupla excepcionalidade.
Quantas crianças dotadas existem nos EUA?
O Escritório de Direitos Civis do Departamento de Educação dos EUA estima que 6% dos estudantes de escolas públicas estão matriculados em programas de dotação e talento.
Incrivelmente quando comparamos com crianças no Brasil esse número saltou para 7,5% dos estudantes em escolas públicas sem nenhum registro em programas de dotação e talentos
Quando migramos para crianças talentosas esse número sobe para 75% no Brasil e 58% no EUA, mantendo a diferença de não adaptação às características de ensino, sem apoio pedagógico direcionado no Brasil, já no EUA estudos dentro de novas funções continuam em constante evolução.
Podemos observar aqui um verdadeiro obstáculo gerado pela diferença sócio educacional entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos onde a presença de apoio não é colocada em prática, temos uma notável redução de Q.I, Q.E e Q.A no Brasil, já pelo outro lado quando observamos a expansão da educação inclusiva os números apresentados no EUA saltam para 23% dos alunos da escolas públicas onde o desenvolvimento de atividades e modelos de aprendizado são compensados pelo conceito de desenvolvimento intelectual individualizado. Percebemos que crianças mesmo que apenas talentosas tendem a seguir sua desenvoltura complementar no âmbito educacional quando apoiado adequadamente.
Podemos observar essas características de Gifted and talented bem executada pelo processo de interesse regional de ingresso em universidades e áreas Multidisciplinares para seu desenvolvimento pessoal, uma carga de complemento e aperfeiçoamento constante visto em países desenvolvidos, ditos de primeiro mundo conseguem implementar modelos adaptativos para atividades antes restritas ou fora de grades educacionais típicas.
Com base nessa adaptação observamos o surgimento de novas áreas em crescimento tidas pelos talentos trabalhado em países desenvolvidos;
Ciência e Processamento Tecnológico.
Genética e Modulação.
Desenvolvimento Ecológico e Sustentável.
Educação Multidisciplinar adaptativa.
Comunicação e Interação Filosófica.
Neuropsicopedagogia.
Neuropsicologia.
Medicina Sistêmica.
Arte Evolutiva.
São algumas das funções adequadas recentemente dentro de características do processo evolutivo ligado a crianças, adolescentes e adultos com características dos seus talentos com ligações de enquadramento a dupla excepcionalidade.
Com tais informações podemos observar a evolução constante no processo educacional, onde características de Adaptabilidade para atividades específicas começam a gerar resultados em diferentes áreas adaptativas, o Brasil precisará se adequar para esse processo evolutivo de educação onde não apenas crianças enquadradas dentro de sua dotação de conhecimento como criança comuns possam explorar seus talentos individuais.
Autista Savant Jacson Marçal @jacsonfier no Instagram @jacsonfiertea no Facebook e Jacson Marçal Blogspot.
Especialização em Neurociência Médica pela University de Duke 2020, Especialização em Certificado Internacionalmente em Neurofeedback & Biofeedback pela Conselho Nacional de Neurociência 2019, Especialista em Autismo pela CCGO ABA 2019, Especialização em Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) Universidade de Barcelona 2019, Coaching em Saúde, Medicina Chinesa, Especialização em Neurociência do consumidor e Neuromarketing Copenhagen Business School (2019) Pós graduação em Empreendedorismo pela Universidade Norte do Paraná (2017) Certificação nacional em Nielsen Media Research pela Nielsen Company (2016) Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (2013) Certificado internacionalmente em Total Performance Maintenancea pela Japan Institute of Plant Maintenance (2013) e graduação em Gestão em Tecnologia da Informação - Faculdades Objetivo (2010). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de informação, especialista em Inteligência de Mercado, Trade Marketing.
Reference:
https://www.nagc.org/ Acessado em 21/06/2020 às 14:30
https://www.education.wa.edu.au/gifted-and-talented Acessado em 21/06/2020 às 14:58
https://www.educationcorner.com/k12-gifted-education.html Acessado em 21/06/2020 às 15:41