A calça de posicionamento é um recurso utilizado principalmente por terapeutas ocupacionais para ajudar crianças com dificuldades motoras a desenvolver habilidades sensório-motora e postura. O objetivo é criar uma almofada em forma de calça que possa ser usada de diversas formas.
A versatilidade da forma da calça permite que ela seja usada para dormir, brincar, sentar, ficar de bruços e em várias outras posições. Isso ajuda a desenvolver habilidades sensório-motora e postura, favorecendo uma vivência mais funcional. Além disso, é possível personalizar a calça, adicionando tecidos com textura diferente, brinquedos com sons, cheiros e cores para a criança explorar.
É uma ótima opção para pais, professores e terapeutas ocupacionais que querem ajudar crianças com dificuldades motoras, mas não têm recursos financeiros para comprar recursos caros. E o melhor, é que pode ser feita com materiais que já temos em casa, gastando pouco dinheiro.
É importante lembrar que a calça de posicionamento não é uma solução mágica e deve ser utilizada em conjunto com outras terapias e orientações de um profissional. Mas, pode ser uma ótima ferramenta para ajudar as crianças a desenvolver habilidades sensório-motora e postura, e aproveitar as atividades do dia a dia de forma mais funcional.
Veja o passo a passo para criar a sua própria calça terapéutica:
- Escolha uma calça jeans velha e a higienize.
- Corte ou abra as laterais da calça para poder enchê-la com retalhos e/ou flocos de espuma.
- Encha a calça até a consistência desejada e feche as aberturas costurando.
- Personalize a calça adicionando tecidos com textura diferente, brinquedos com sons, cheiros e cores para a criança explorar.
- Use a calça de posicionamento em conjunto com outras terapias e orientações de um profissional para ajudar a criança a desenvolver habilidades sensório-motora e postura.
A calça de posicionamento pode ser utilizada em vários locais da casa, tais como:
No quarto: a calça pode ser usada para ajudar a criança a dormir em uma posição mais confortávele adequada para o desenvolvimento motor.
Na sala: a calça pode ser usada para sentar, brincar e explorar, favorecendo o desenvolvimento sensório-motor e postura. A calça pode ser usada para ajudar a criança a brincar de forma mais funcional e explorar objetos e brinquedos com segurança.
Na cozinha: a calça pode ser usada para ajudar a criança a sentar e brincar, favorecendo a independência e a descoberta de novos sabores e texturas.
Em geral, a calça de posicionamento pode ser utilizada em qualquer lugar da casa onde a criança estiver fazendo atividades diárias.
Lembre-se, é importante que o uso da calça seja supervisionado por um profissional de saúde especializado para garantir que a criança esteja segura e estar utilizando-a de forma adequada.
- A calça de posicionamento é geralmente utilizada em crianças com dificuldades motoras, como paralisia cerebral, atrasos no desenvolvimento motor, síndrome de down, distúrbios de espectro autista (autismo), doenças neurodegenerativas entre outras.
É importante lembrar que cada criança é única e pode ter necessidades diferentes, portanto é importante consultar um profissional de saúde especializado para avaliar se a calça de posicionamento é indicada para aquele caso específico e como ela pode ser utilizada de forma mais eficaz.
Foto: Leonardo Delponte, meu filhote com 2 aninhos.