Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Segundo ONU, 1 bilhão de pessoas no mundo tem alguma deficiência

Segundo ONU, 1 bilhão de pessoas no mundo tem alguma deficiência
Mundo Adaptado
dez. 2 - 3 min de leitura
000

Amanhã, dia 3 de dezembro, é considerado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Criado em 14 de outubro de 1992, durante a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), a data é mais um momento importante para conscientizar e mobilizar a sociedade pelos direitos das pessoas com deficiência.

Segundo a ONU, dados de 2011, cerca de 1 bilhão de pessoas têm alguma deficiência. Por isso, uma data para reflexão e debate é tão relevante. Refletir e colocar em prática as políticas pública é garantir melhoria de qualidade de vida, inclusão e dignidade para pessoas com algum tipo de deficiência.

Algumas cidades prepararam atividades voltadas pra esse público e, embora muitas ações tenham acontecido durante o último final de semana, quem quiser ainda pode aproveitar alguns eventos. Confira lista abaixo: 

*Em SP

10ª edição da Virada Inclusiva - traz o tema #todosjuntos, com programação até amanhã (3/12). O encerramento amanhã (3) terá a apresentação da Banda de Seguranças do Metrô, no estacionamento da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Barra Funda, São Paulo).

I Fórum Estadual dos Direitos das  Pessoas com Deficiência da OAB SP 2019 - 3/12, às 14h -  evento tem como objetivo abordar temas atuais sobre os desafios e perspectivas sobre os direitos, prerrogativas, acessibilidade e empregabilidade para as pessoas com deficiência no mercado jurídico. (Rua Maria Paulo, 35 - Auditório do 2ª andar - Centro - SP)

*Em Santos (SP)

03/12, às 14h - Vivência de esportes paralímpicos com alunos do Escola Total (Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, na Praça Eng. José Rebouças s/nº, Ponta da Praia)

4/12, às 14h30 - Exibição do filme Cromossomo 21, em formato acessível (com Libras e audiodescrição) - Local: Vila Criativa Vila Progresso - Rua Três s/nº

05/12, às 14h30 - Local: Centro Cultural Zona Noroeste - Av. Afonso Schmidt s/nº, Areia Branca

06/12, às 14h30 - Local: Vila Criativa Morro da Penha - Rua Brigadeiro Newton Braga, 2, Saboó

09/12, às 16h - Local: Miss - Teatro Municipal Braz Cubas, Av. Senador Pinheiro Machado, 48,Vila Mathias

11/12, às 19h - Apresentação do Balé e Coral inclusivo da ONG TamTam - Local: Shopping Parque Balneário (piso intermediário) - Av. Ana Costa, 549, Gonzaga

De 5 a 19/12, às 9h às 18h - Exposição de Direitos Humanos do Memorial da Inclusão (Governo do Estado de São Paulo) - Local: no segundo piso do Teatro Municipal Braz Cubas - Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias

*Bragança Paulista (SP)

Evento será realizado no dia 3/12, a partir das 10h, na Praça Raul Leme - Centro. O tema desse ano é "Se o lugar não permitir o acesso a todas as pessoas, esse lugar é deficiente". 

*Em São João do Ivaí (PR)

Premiação do Concurso de Desenho sobre Igualdade nas Diferenças. Ação da Associação Dar a Mão, um momento de encerrar a campanha de conscientização realizada durante este ano e celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Dia 7/12, às 19h30, Teatro Banestado, Praça da Bíblia, Centro. 

*Em Brasília (DF)

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), vai realizar, no dia 4 de dezembro, das 14h às 18h.  o seminário “Pessoas com Deficiência: Quebrando Barreiras”. Clique aqui para se inscrever.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você