[ editar artigo]

Saiba como é o primeiro parque aquático certificado para receber autistas

Saiba como é o primeiro parque aquático certificado para receber autistas

https://mdemulher.abril.com.br/familia/saiba-como-e-o-primeiro-parque-aquatico-certificado-para-receber-autistas/?font=fb

Um guia sensorial e uma sala de descanso com poucos estímulos são alguns dos diferenciais do complexo aquático.

Ninguém duvida que Orlando, na Flórida, é mesmo o maior complexo de diversão do mundo. E agora conta com uma opção inclusiva para crianças autistas. O Aquatica Orlando, que faz parte do complexo SeaWorld, ganhou um certificado que o aprova como o primeiro parque preparado para receber crianças com o transtorno de espectro do autismo. O título foi concedido pelo IBCCES(International Board of Credentialing and Continuing Education Standards), organização que padroniza e regulamenta áreas da saúde, educação e ambiente corporativo para as necessidades de pessoas com deficiências cognitivas.

No parque, além de funcionários treinados para lidar com autistas, um dos benefícios que os pais encontram é um guia sensorial em cada brinquedo, que indica o nível de interação por toque, som, visão, sabor e estímulos olfativos.

Numa escala de 1 a 10, os pais ficam sabendo antes de entrar na atração se ela tem baixo ou alto estímulo sensorial e, assim, conseguem prever a reação dos pequenos. A ideia não é limitar o acesso das crianças, mas dar informações para que os pais decidam quais atrações os filhos irão aproveitar melhor.

Outro diferencial é uma sala mais reservada, com poucos estímulos sensoriais, em que a criança pode descansar do agito do parque. Antes de visitar o lugar, os pais podem fazer um download aqui, de um guia pensado para ajudar uma melhor experiência no parque.

Uma boa iniciativa, né?

Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Mundo Adaptado Seguir

Plataforma de Produtos e Conteúdo colaborativo para auxiliar no dia a dia de familiares de pessoas com deficiências, proporcionando qualidade de vida e Acolhimento.

Ler matéria completa
Indicados para você