Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Resumo Profissional de apoio ao Autismo.

Resumo Profissional de apoio ao Autismo.
Jacson Marçal
jul. 22 - 9 min de leitura
000

Quando falamos do TEA, transtorno do espectro Autista, temos em mente que se estende ao transtorno global do neurodesenvolvimento, com essas características precisamos respeitar alguns pontuais no tratamento e apoio ao Autista.

Existem barreiras éticas e profissionais que irei separar por categoria e responsabilidade legal dentro das normais internacionais de diagnóstico avaliativo e quantitativo do Autismo.

✔Médicos da primeira linha de atendimento para o Autismo:

✅O Psiquiatra entra como o principal profissional primário no atendimento, ele será capacitado conforme as últimas atualizações sobre o Autismo para iniciar uma avaliação, solicitar o encaminhamento para possíveis terapias além de linkar seu paciente em conjunto com outros profissionais médicos caso seja necessário, vale lembrar que profissionais qualificado e especializados em Autismo podem iniciar um processo investigativo em conjunto com uma bancada médica profissional além de avaliar possíveis Comorbidades e Condições Coexistentes inclusive iniciar possíveis intervenções com fármacos caso seja necessário.

✅O Neurologista e Neuropediatra são profissionais capacitados assim como psiquiatra para identificar características únicas dentro do espectro, são de extrema necessidade para observar características particulares do sistema neural em conjunto com o neurodesenvolvimento, esses profissionais podem solicitar avaliações secundárias que incluem exames de imagem além de investigação para ligações particulares a genética, também são preparados para o processo de investigação no autismo e podem sugerir fármacos, avaliações secundárias e terapias no processo de atendimento.

✅O Pediatra pode iniciar uma avaliação para laudar o autismo infantil, respeitando regras internacionais essas avaliações devem seguir um padrão de observação primária, que poderá ocorrer entre 18 e 24 meses de vida, posteriormente deverá encaminhar o paciente para os profissionais informados acima.

✔Médicos de segunda linha de atendimento para o Autismo:

✅O Fonoaudiólogo desempenha um papel importante na inclusão e reabilitação de indivíduos com autismo. Ele trabalhará as habilidades sociais e comunicação a partir da realização da avaliação, que possibilitará identificar as dificuldades que serão estimuladas durante o processo terapêutico.

✅O Cardiologista poderá ser necessário, visto autistas tendem a apresentar possíveis Comorbidades relacionados a essa área de atuação ele é um médico profissional responsável por se ocupar do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular, ou seja, com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.

✅O Endocrinologista  é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios. Autistas podem apresentar inúmeras variações, a Endocrinologia visa reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo Autístico.

✅O Gastroenterologista ou gastro, é o médico especialista em tratar doenças ou alterações de todo o trato gastrointestinal, que vai da boca ao ânus. processos que são muito afetados no autismo, além da ligação com o Sistema Nervoso Central (Leia meu texto sobre) assim, ele é responsável por tratar diversas doenças relacionadas à digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarréia, por exemplo.

✅O Nutrólogo avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, autistas podem apresentar diversas desordens em relação aos nutrientes, esse profissional poderá auxiliar na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças. O médico nutrólogo também faz diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes.

✔Profissionais avaliativos primeira linha:

✅O Neuropsicólogo trabalha com processo de avaliação e investigação, para o autismo o profissional exerce uma função primordial, que envolve a investigação das funções cognitivas como memória, atenção, linguagem e função executiva. Esse profissional é capaz de identificar potencialidades e negativas, uma característica importante desse trabalho, é que o neuropsicólogo une uma avaliação de personalidade com uma avaliação cognitiva do paciente. Vale lembrar que esse profissional não poderá validar o Autismo respeitado a bancada médica profissional com os profissionais de primeira linha.

✅O Psicólogo é extremamente importante no diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista, desenvolvendo metodologias e técnicas específicas que vão ao encontro das necessidades de cada paciente, vale lembrar que o psicólogo preparado e atualizado poderá exercer as mesmas características avaliativas para um bom diagnóstico, o papel do psicólogo se faz importante também no apoio familiar, ajudando a entender e discutir o diagnóstico apresentado, além de lidar com os sentimentos presentes em todos aqueles que têm filhos autistas, Vale lembrar que esse profissional não poderá validar o Autismo respeitado a bancada médica profissional com os profissionais de primeira linha.

✅O Nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do Autista. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. A análise de saúde é feita através de medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular. Vale lembrar que esse profissional não substitui a profissionais médicos de primeira.e segunda linha.

✔Profissionais avaliativos de segunda linha:

✅O Pedagogo AEE é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem de Autistas. Esse profissional tem entendimento para aplicar seu trabalho dentro das características da educação especial mesclando atividades, ferramentas e preparação. Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra. Suas atividades não substituem atividades mescladas da linha de terapias além de não poder validar processos que sobrepõem profissionais avaliativos da primeira linha.

✅O Psicopedagogo é o profissional indicado para assessorar e esclarecer a escola a respeito de diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem e tem uma atuação preventiva com apoio avaliativo secundário e investigativo do Autismo, seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Esse profissional poderá aplicar avaliações e atividades de intervenção, respeitando sempre os profissionais avaliativos de primeira linha, trabalhando em conjunto com os demais profissionais.

✅O Pedagogo hospitalar tem papel fundamental dentro da educação pois tem como finalidade acompanhar a criança ou adolescente autistas no período de ausência escolar, internados em instituições hospitalares, a pedagogia hospitalar poderá atuar nas unidades de internação ou na ala de recreação do hospital. Poderá trabalhar em conjunto com os profissionais avaliativos de primeira linha e médicos de primeira e segunda linha elaborando relatórios adicionais. Vale lembrar que não substitui os profissionais citados.

✔Profissionais terapêuticos para o Autismo:

✅Terapeuta Ocupacional é uma profissão da área da saúde que apoia o Autismo promovendo prevenção, tratamento e reabilitação das alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos. Vale lembrar que esse profissional deve trabalhar em conjunto com todos os outros informados anteriormente, esse profissional não poderá sobrepor a primeira e segunda linha médica profissional.

✅O Psicomotricista é o profissional que age na interface saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o Autista na relação com o ambiente e processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição. Esse profissional poderá trabalhar em conjunto com os demais profissionais informados acima, porém deverá respeitar as avaliações da primeira e segunda linha médica profissional.

➡️Esses são apenas alguns profissionais que poderemos utilizar na avaliação, diagnóstico e tratamento do Autismo (Procure pelo meu Primeiro texto sobre Processo de Diagnóstico no Autismo em @jacsonfiertea no Facebook ou Jacson Marçal Blogspot) dentro dessas características existem inúmeros outros profissionais que podem ser apresentados como ferramentas de apoio ao Autismo, em uma breve atualização irei disponibilizar uma nova lista atualizada.

Preciso reforçar que essas observações são apenas resumos primeiros de tais funções e especializações que abrangem diversos outros fatores além do Autismo, cada profissional tem seu devido valor e respeito em conjunto com suas atribuições e participação em nosso meio.

👍A intenção desse texto é mostrar as características individuais de cada linha de atendimento, onde profissionais precisam se comunicar e respeitar cada categoria de atendimento, podemos verificar que todas as ligações têm sua importância e o trabalho em conjunto consistente poderá apresentar uma melhora individual para cada autista respeitando os princípios da equidade em nosso meio.

Autista Savant Jacson Marçal

@jacsonfier nas redes sociais.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você