Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os benefícios da música e da musicoterapia

Os benefícios da música e da musicoterapia
Cláudia Oliveira
jul. 19 - 3 min de leitura
000

Os sons e o ritmo estão presentes em nossa vida antes mesmo do nascimento, através da gestação, no corpo da mãe, batimentos cardíacos, órgãos internos da mãe, bem como através da interação que ela faz, através da fala. A partir do nascimento é realmente importante estimular musicalmente, principalmente se por algum motivo o desenvolvimento for afetado.

A música proporciona benefícios ao desenvolvimento infantil. Ela auxilia no desenvolvimento da concentração, o raciocínio, a coordenação neuromotora, estimula a linguagem.

 Numa mesma atividade musical, é possível que aconteçam diversos processos de percepção:

- Sensoriais: audição, discriminação de sons

- Motoras: através de imitação (coordenação), envolvimento com a música e manuseio de instrumentos.

- Emocionais: a música desperta as emoções

- Cognitivas: atenção, concentração, aguça a criatividade e a memória

- Sociais: a música ajuda na socialização, uma vez que é uma linguagem universal, acaba por aproximação das pessoas.

Dicas: É possível que se consiga muitos benefícios da música por conta própria.

As cantigas de roda por exemplo, são excelente para estimular o desenvolvimento dos pequenos, sobretudo nas crianças com atraso de desenvolvimento.

Além de ser cantigas curtas, de fácil memorização, ainda leva a criança a ativar a imaginação.

Passada de geração em geração, faz parte de nossa cultura há muitos anos. Muito rico em manter contato entre pais e filhos e diversas faixas etárias.

A criança aos poucos vai descobrindo os sons que estão a sua volta, seja através dos sons da natureza, animais, timbre diversos de vozes, sons que produzem os brinquedos ou objetos, etc.

Use e abuso da música e dos sons, eles não tem contra indicação. Servem tanto para estimular o movimento, linguagem, socialização como simplesmente relaxar. 

MUSICOTERAPIA

 Musicoterapia é uma profissão de saúde estabelecida na qual a música é usada dentro de uma relação terapêutica para tratar problemas físicos, emocionais, cognitivos e sociais de indivíduos (http://www.praticasalternativas.com/musicoterapia.php)

 A ferramenta de trabalho da musicoterapia, é justamente a música. Juntamente com seus elementos: melodia, ritmo, harmonia. São muitos os benefícios da musicoterapia, para crianças com ou sem atraso do desenvolvimento. Pode ajudar na expressão corporal, alívio de dores, melhora o humor e a qualidade de vida, autoestima, auxilia no tratamento de doenças mentais ou físicas, etc.

A musicoterapia deve ser aplicada apenas por um musicoterapeuta qualificado, que atenderá o cliente de acordo com as suas necessidades ou expectativas, criando um plano de atendimento exclusivo.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você