[ editar artigo]

Mês de conscientização da mielomeningocele e Hidrocefalia.

Mês de conscientização da mielomeningocele e Hidrocefalia.

Outubro Amarelo💛❤ é o nome dado ao movimento que busca conscientizar a sociedade e pedir por mais direitos e pesquisas sobre a mielomeningocele. A mielomeningocele é o tipo mais grave de Espinha Bífida. Trata-se de uma malformação congênita que acontece durante a gestação na qual as vértebras da coluna do bebê não se desenvolvem adequadamente deixando exposta as meninges, a medula e até alguns nervos. 

Além de expor o bebê a diversas infecções graves, a doença pode acarretar comprometimento neurológico com fraqueza muscular e até paralisia,  perda de controle do esfíncteres intestinais e da bexiga, perda da sensibilidade total ou parcial no membros, convulsões, deformidades ortopédicas (pés, quadris...) e hidrocefalia.

Estima-se que a cada 1000 nascimentos, um criança nasça com esta malformação que implica em sequelas graves se não for diagnosticada ainda durante a gestação e tratada. Nós fazemos parte da Associação Paraense Superando a Mielomeningocele  que acolhe e apoia famílias que tenham entes com a doença. Visite nossa página no Facebook para conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho.

 

Ler matéria completa
Indicados para você