Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dispositivo para ajudar pessoa engasgada é aprovado pela Anvisa

Dispositivo para ajudar pessoa engasgada é aprovado pela Anvisa
Mundo Adaptado
jul. 9 - 1 min de leitura
000

Quem não se lembra do triste caso do menino Lucas Zamora que morreu asfixiado por um pedaço de salsicha em um passeio da escola, em 2007? Apesar de estar acompanhado por adultos ninguém conseguiu acudi-lo até a chegada do SAMU e ele morreu em decorrência da asfixia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), asfixia por objetos ou alimento é a principal causa de morte de crianças no país. Em 2016 foram 800 vítimas. 

Nesse mês a Anvisa aprovou um novo dispositivo que foi criado nos Estados unidos e promete ajudar a diminuir essas fatalidades. Batizado de LifeVac, ele suga o que está preso na garganta fazendo-o voltar para boca. De uso simples (parece um desentupidor de pia) pessoas sem preparo prévio nenhum podem salvar a vida de alguém engasgado. A ideia é que cada escola do país possa ter um a disposição para emergências.

A novidade deve chegar ao Brasil em quatro meses e será comercializado com o valor aproximado de R$ 70.

Lei Lucas

Entrou em vigor em abril de 2019 após uma enorme luta de Alessandra Zamora, mãe de Lucas. Entretanto, a leia ainda não foi regulamentada e tampouco acontecem os treinamentos que estão previstos na lei.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você