Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dica cultural: em "Ouça o silêncio" deficiente auditivo descobre o poder da música

Dica cultural: em "Ouça o silêncio" deficiente auditivo descobre o poder da música
Mundo Adaptado
mai. 31 - 1 min de leitura
000

Ouvir não é só com os ouvidos! Essa é a descoberta do menino Luka, de nove anos, que é mostrada no documentário "Ouça o silêncio" (Listen to the silence). Produzido em 2016, com direção e roteiro da cineasta Mariam Chachia, o documentário se passa na Geórgia, na Europa.

Luka estuda em uma escola pública específica para crianças com deficiência auditiva e mesmo com todo o suposto apoio para ser entendido, enfrenta desafios para se comunicar com o mundo. Em um certo ponto, professores e adultos começam a questionar 

A música tem um componente cognitivo e emocional. E durante o filme Luka descobre a música e a dança ao perceber que os sons podem ser sentidos por meio do corpo todo e não apenas pelas ouvidos.

Mas, como uma criança surda se conecta com a música sem conseguir ouvi-la? A partir de cenas sutis e de grande beleza, o filme coloca essas interrogações curiosas ao espectador. Em uma cena, Luka acaricia as caixas de som, sente a vibração da música, liga e desliga o aparelho curioso sobre a existência física do som. 

Veja o trailer aqui: https://vimeo.com/187977562


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você