Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

26/Set - Dia Nacional do Surdo

26/Set - Dia Nacional do Surdo
Carla Delponte
set. 26 - 2 min de leitura
000

Para os surdos, o mês de Setembro todo é mês de comemoração para relembrar também a luta pelos seus direitos.

Como mãe de uma criança com múltiplas deficiências, encontramos na audição um meio de conhecer nosso filho Leo. No início ouvíamos músicas em volume mais alto que o normal para estimular a audição, já que o Leo não ouvia, não vocalizava, nem enxergava absolutamente nada e consequentemente, não chorava. 
Certo dia ouvi um barulhinho bem leve no quarto dele, corremos assustados para entender o que era. Isso tudo depois de meses de UTI, já estávamos em casa. Era o primeiro choro, um risco de choro, mas para nós algo extremamente importante, pois era um desafio entender quando ele sentia dor, fome, ou qualquer outra necessidade. A partir dali ele começou a chorar mais e mais e hoje quando quer algo, ele começa resmungando, depois chora mesmo, grita inclusive se precisar. 


E com isso a audição desenvolveu e muito, a ponto de hoje entrarmos no quarto nas pontas dos pés quando ele está dormindo, tudo isso para não fazer barulho.

Mas nem sempre foi assim, sabemos como é difícil se comunicar com alguém que não ouve, seja por  nós não entendermos a linguagem de sinais ou seja pelas demais deficiências associadas que uma pessoa surda pode ter, como era o caso do Leo. Isso se torna fácil se abrirmos a mente e deixarmos fluir uma comunicação sem cobrança. A inclusão precisa acontecer e a melhor forma de aprender é ensinando o que vivemos.


Que todos os dias de nossa vida possamos ter um olhar para o outro de forma particular, colocando-se no lugar dele e entendendo que cada ser humano é único e ajudando-o a enfrentar os desafios da vida, lado a lado.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você