[ editar artigo]

Data marca conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Data marca conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista que foi criado em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data tem como objetivo conscientizar a população sobre o autismo e também chamar a atenção do governo federal para a criação de políticas públicas para este público, além de melhorias nos tratamentos terapêuticos e respeito aos seus direitos.

Muitos prédios e monumentos de cidades por todo o país estarão iluminados com a cor azul, que representa o autismo, como forma de chamar a atenção da população para a causa. Além da cor azul, o quebra-cabeça colorido também é o símbolo do TEA por representar complexidade e a neurodiversidade. inclusive, alguns locais públicos e privados já o utilizam como alerta para sinalizar o atendimento prioritário.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição complexa causada por uma desordem no desenvolvimento e funcionamento cerebral que tem aspectos genéticos e ambiental. Dentro do Espectro Autista estão também a Síndrome de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno generalizado do desenvolvimento não especificado.

O TEA pode acarretar alterações na comunicação oral, interação social,  comportamental e interesses repetitivos. A incidência em pessoas do sexo masculino é maior, tendo uma relação de quatro homens para uma mulher com o transtorno.

Não há cura para o TEA, porém o diagnóstico precoce é essencial para início de terapias que ajudarão o indivíduo a desenvolver habilidades e ganhar qualidade de vida. Como dito anteriormente, existem muitos graus e tipos dentro do TEA. Isso quer dizer que existem quadros mais leves, permitindo ao indivíduo ser praticamente independente, e outros mais severos que precisam de vigilância e cuidado constante.

Legislação

Para efeitos legais, o indivíduo com TEA é considerado pessoa com deficiência, segundo a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

Em 8 janeiro de 2020, também foi sancionada a Lei nº 13.977, também conhecida como Lei Romeo Mion, em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion que possui autismo.

 

Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Mundo Adaptado Seguir

Comunidade colaborativa de conteúdo e cursos online com o propósito de proporcionar qualidade de vida, acolhimento e apoio mútuo através da conexão entre pessoas com deficiência, familiares e especialistas.

Ler matéria completa
Indicados para você