Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Confira a programação do Carnaval Inclusivo 2020 e programe-se!

Confira a programação do Carnaval Inclusivo 2020 e programe-se!
Mundo Adaptado
fev. 21 - 8 min de leitura
020

O Carnaval chegou e tem folia inclusiva rolando por todo o país! A Mundo Adaptado selecionou alguns locais para que você, estimado leitor (a), programe-se e leve toda a família para curtir essa grande festa. Inclua-se!

SÃO PAULO

Os desfiles das 14 escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo terão, pela quinta vez seguida, tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição. Os recursos de acessibilidade fazem parte do projeto ‘Samba com as Mãos’, da Prefeitura de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). A audiodescrição será transmitida ao vivo pela página da secretaria no Facebook e boletins ao vivo em Libras são publicados no Instagram da SMPED, direto do sambódromo.

Neste ano, pela primeira vez, os blocos do Carnaval de Rua têm participação de intérpretes de Libras. A lista de horários e locais está no site da SMPED.

RIO DE JANEIRO

No Rio, assim como em São Paulo, haverá tradução dos sambas-enredo de escolas para libras. Os tradutores começaram o trabalho meses antes do carnaval, estudando formas de retratar termos religiosos que não são comuns na língua de sinais.

As traduções foram gravadas e estão disponíveis no canal do YouTube e no facebook da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia.

RECIFE

Para ampliar a percepção, compreensão e a participação de pessoas com deficiência visual, em Recife haverá pela primeira vez na história dos festejos de Momo um serviço audiodescrição aos foliões.

O principal e maior palco do Carnaval do Recife, o Marco Zero, receberá, pela primeira vez na história dos festejos de Momo, um serviço de audiodescrição. O recurso será destinado às pessoas com deficiência visual e chega à folia.

Além de atender as pessoas cegas, a ação vai beneficiar também população surda, que contará com tradução simultânea dos shows. O principal e maior  palco do Carnaval do Recife, o Marco Zero, se integra aos surdos mais uma vez numa experiência que tem sido sucesso entre os foliões, através da garantia da acessibilidade comunicacional. Os intérpretes de libras farão a tradução simultânea das atrações de cada noite de folia, promovendo acesso comunicacional ao público surdo.

Para garantir a presença de pessoas com deficiência durante os dias de Momo, além do Marco Zero, todos os 46 polos do carnaval do Recife contam com rampas de acesso. Além disso, todos têm um espaço reservado na frente do palco para atender a pessoas com deficiência e também a pessoas com mobilidade reduzida. Essa área permite melhor visibilidade dos shows para pessoas em cadeira de rodas, por exemplo.

Camarote da Acessibilidade – Amanhã (22 de fevereiro), no Sábado de Zé Pereira, os foliões com deficiência contam com o já tradicional Camarote de Acessibilidade Localizado no Pátio do Carmo, próximo à Basílica do Carmo, a estrutura adaptada fica aberta das 08h às 17h, mas para ter acesso e acompanhar a programação nesse espaço é preciso se inscrever. As inscrições estão abertas por meio dos seguintes contatos: (81) 3355-8645 para pessoas com deficiência física, intelectual e visual, com atendimento das 9h às 12h e das 12h às 16h. Para pessoas com deficiência auditiva as inscrições devem ser feitas pelo e-mail camarotedaacessibilidadedorecife@gmail.com.

Libras - O serviço será disponibilizado ao longo de toda a programação de oito dos maiores polos da festa, espalhados pela Prefeitura do Recife no centro e em toda a cidade: Marco Zero, Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal, Ibura, Lagoa do Araçá, Várzea, Casa Amarela e também no Rec Beat, festival que escolheu o Carnaval do Recife como palco, celebrando as maiores atrações e tendências da música brasileira e internacional, com o apoio da Prefeitura do Recife. Em cada um desse polos, uma dupla de intérprete se revezará a cada noite, para fazer o Carnaval do Recife e a cultura pernambucana pulsarem no coração de quem não é ouvinte. No Carnaval de 2019, o serviço estreou no palco do Marco Zero, com enorme repercussão e aceitação do público.

Audiodescrição - a audiodescrição também fará sua estreia no Marco Zero, maior e mais democrático palco da festa de Momo. Das 19h às 2h, dos dias 21 a 25 de fevereiro, duplas de audiodescritores narrarão toda a beleza da festa e das atrações que subirem ao palco do Marco Zero. A cada noite, serão disponibilizados 20 equipamentos.

Central do Carnaval – Na Central os usuários contarão com um espaço da Secretaria Executiva de Direitos Humanos que, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência, estará pronto para receber os foliões. No local estarão à disposição intérpretes de libras, programação em braile para consulta e voluntários treinados em acessibilidade atitudinal, capacitados para atender as PcDs.

Rota Acessível - Os usuários de cadeiras de rodas e/ou pessoas com mobilidade reduzida contarão mais uma vez com o serviço das vans do PE Conduz, uma parceria com o Governo do Estado. Os carros são adaptados e os levam até o palco do Marco Zero, onde essa turma de foliões encontra profissionais da Gerência da Pessoa com Deficiência para assisti-los e um frontstage montado especialmente para recebê-los junto com seus acompanhantes. Os carros ficam disponíveis para o translado das 18h à 00h, saindo da frente da estação do BRT próximo à Prefeitura do Recife.

Banheiros adaptados – Serão instalados banheiros químicos adaptados e sinalizados para uso exclusivo de pessoas usuárias de cadeiras de rodas.

BAHIA

O Camarote Acessível, para deficientes físicos e idosos (a partir de 60 anos), tem 850 vagas distribuídas em três pontos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro). Para garantir seu espaço, as pessoas precisam se cadastrar pela internet e levar documento de identificação com foto, no dia. Atenção: os inscritos só têm acesso garantido até uma hora após o horário de abertura do camarote. Depois disso, as vagas serão distribuídas para o público de acordo com a demanda nos dias de folia. 

FLORIANÓPOLIS

Em Floripa tem Carnaval de Rua nesta sexta-feira (21), com o bloco Esquadrão Bengala – ACIC (Bloco inclusivo). Acontece das 14h às 20h, na Avenida Beira Mar Norte (Quiosque do Trapiche).

CURITIBA

Dia 22/2 (sábado), haverá o desfile da escola Enamorados do Samba com uma ala inclusiva batizada de “Nossa Folia não é Rara”. Na arquibancada da esquina das ruas Marechal Deodoro e Monsenhor Celso haverá espaço VIP para pessoas com deficiência. O desfile começa às 18h30 e a previsão de entrada da escola na avenida é às 22h30.

MARANHÃO

Garantir espaços de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é o objetivo dos organizadores do Carnaval do Maranhão 2020, que realizaram vistoria técnica no último dia 13, nos quatro circuitos da programação oficial carnavalesca.

A vistoria foi realizada por uma comissão composta por representantes das Secretarias de Estado da Cultura (Secma), dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís (SMTT).

A comissão definiu rotas de embarque e desembarque e os setores de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos circuitos Beira-Mar, Madre Deus e no novo circuito Rio Bacanga – localizado entre as avenidas Vitorino Freire e Africanos, no bairro Areinha.

A programação oficial do Carnaval do Maranhão 2020 será realizada nos circuitos Beira-Mar, Rio Bacanga, Madre Deus e Passarela do Samba, entre hoje (21) a 25 de fevereiro. Mais de 230 atrações, entre artistas e bandas nacionais e locais, tribos de índio, grupos de tambor de crioula e agremiações carnavalescas do Maranhão prometem animar centenas de brincantes.

A festa contará ainda com programação infantil, no Parque do Rangedor, a ser realizada no domingo de Carnaval.

Confira a programação completa do Carnaval do Maranhão 2020 no site www.cultura.ma.gov.br.

E na sua cidade? O que está rolando de programação inclusiva? Conta pra gente.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você