Olá! Hoje quero compartilhar uma história linda, que fala sobre os direitos da inclusão: O Estádio do Palmeiras, Allianz Parque em SP, inaugurou em 07/02/24 a sua primeira sala sensorial para torcedores autistas, acolhendo torcedores com necessidades sensoriais especiais, proporcionando um ambiente tranquilo e seguro para que possam assistir aos jogos com tranquilidade e segurança.
Essa iniciativa surgiu de um grupo de torcedores do Palmeiras, integrantes do projeto social Autistas Alviverdes, projeto que busca a inclusão no universo autista. Segundo os responsáveis pelo projeto, a sala sensorial oferece um ambiente adaptado, seguro e confortável para os torcedores do espectro autista.
Você sabia que outros times também já possuem projetos semelhantes de inclusão, como o Corinthians, Coritiba, Grêmio, Goiás, São Paulo, Londrina e fora do Brasil como o estádio do Arsenal?
Que bom ver que o esporte está abrindo cada vez mais espaço para a inclusão, não somente nas modalidades esportivas, mas também na acessibilidade dos torcedores.
Fica claro mais uma vez, o quanto é possível, em todos os ambientes, estruturas e locais, a adaptação para a inclusão. E esta adaptação não precisa ser uma estrutura de milhões, mas uma estrutura pensada no conforto e na adaptação daqueles que precisam.
E você, nas pequenas coisas do dia a dia, no seu ambiente e local de trabalho, nos lugares públicos, tem visto sinais de acessibilidade? O que você pode fazer sobre isso? Como podemos ajudar no tema inclusão?
Conheça mais em @revistaautismo.
Fonte: canalautismo.com.br/noticia/estadio-do-palmeiras-inaugura-sala-sensorial-para-torcedores-autistas/ avessado em 24/03/24 às 11h.