[ editar artigo]

Comunicação alternativa: mais importante do que falar é saber se comunicar!

Comunicação alternativa:  mais importante do que falar é saber se comunicar!

Olá, pessoal! Hoje quero conversar com vocês sobre mais um conceito muito importante: a Comunicação.

A comunicação é uma das mais importantes necessidades humana depois da sobrevivência física. É o processo pelo qual nós seres humanos trocamos informações, fazemos questionamentos, expressamos nossos sentimentos, desejos e pensamentos, e também passamos nosso cultura adiante.

O ser humano é um ser social e necessita da comunicação do mesmo modo que o corpo requer água e alimento para um vivência completa. Mas, diferente do que muitos pensam, o nosso sistema de Comunicação não é formado apenas palavras orais. Esse sistema abrange desde expressões (faciais e/ou corporais ), até gestos, desenhos e palavras escritas.

Nos casos em que há ausência de oralidade, nós profissionais podemos trabalhar com a Comunicação Alternativa as quais priorizam as expressões e os gestos dos indivíduos. Pranchas de comunicação podem ser criadas e softwares específicos podem ser utilizados para estabelecer a comunicação entre família, cuidadores e a pessoa com necessidades especiais.

Sempre costumo dizer que Comunicação Alternativa é um jeito de garantir acessibilidade e promover a dignidade! Porém, seu uso ainda é cercado de muitos MITOS e isso acaba deixando crianças, jovens e adultos não verbais - dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou não - sem uma forma efetiva para se comunicar.

Trabalhar a habilidade de comunicação da pessoa com deficiência é dar “voz” a quem precisa. A Comunicação Alternativa hoje possui vários meios de ser trabalhada.

Finalizo esse texto com a seguinte frase para reflexão: mais importante do que falar é saber se comunicar! Procurem a ajuda de uma fonoaudióloga para saber quais recursos podem facilitar a comunicação entre você e o seu filho(a), paciente ou aluno. Qualquer dúvida estou à disposição.

 

Mundo Adaptado
Marcela Vitor
Marcela Vitor Seguir

Sou Fonoaudióloga formada no Brasil. Hoje eu vivo nos Estados Unidos em busca de novos conhecimentos. Atuo com o desenvolvimento linguístico. Curtam minha página no Facebook Marcela Vitor- Fonoaudióloga e me sigam no Instagram marcelavitorslpfono.

Ler matéria completa
Indicados para você