As pandemias cada vez mais serão uma ameaça à humanidade, o aumento populacional, e segundo a “National Geographic” o desflorestamento, acesso a animais selvagens para alimentação ou domesticados e alteração climática.
O VRS é um vírus que compromete principalmente menores de dois anos de idade e idosos .
É a causa de 80% das bronquiolites nas crianças e de 40% a 50% das pneumonias nos primeiros anos de vida, o que traz uma repercussão enorme no bebê infectado: hospitalizações, visitas a serviços de emergências, uso de antibióticos, falta dos pais ao trabalho.
Apresenta febre, tosse, coriza e o chio na presença de infecção no tracto respiratório inferior (bronquiolites) evoluindo para insuficiência respiratória.
Todo vírus é um a porta de entrada para bactérias, aumentando o risco de pneumonias
Outros vírus podem fazer os mesmos sintomas: covid, influenza...
O diagnóstico diferencial deve ser realizado com teste rápido, cada vez mais presente na prática da medicina como triagem durante o atendimento.
Não devendo ser tratado apenas como resfriado comum, por questões epidemiológicas e uma fonte de contágio a população de alto risco.
Em 04/12/2023 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina AREXVY (GSK),para adultos com 60 anos ou mais.
Principalmente em comorbidades nos grupos mais vulneráveis: pessoas com cardiopatias, pneumopatias, diabetes, nefropatias e hepatopatias.
Em dose única a qualquer momento, independente da sazonalidade, 0,5 ml intra muscular, tecnologia de proteína recombinante, inativa.
Promove resposta imune humoral, por meio da produção de anticorpos neutralizantes, bem como resposta imune celular.
Contra indicada em anafilaxia a qualquer um dos componentes ou a dose anterior.
Em 01/04/2024 ABRYSVO (Pfizer) a Anvisa autorizou o registro de vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), em 01/04/2024 ABRYSVO (Pfizer), a administração é intramuscular e em dose única.
Mulheres grávidas devem receber uma única dose entre a 24ª e 36ª semana de gestação, como forma de oferecer resposta imune contra infecções respiratórias causadas por VSR até 6 meses de idade por via transplacentária IG G
O Palivizumabe (SYNAGIS ASTRA ZENECA) é um anticorpo monoclonal específico contra o vírus sincicial respiratório (VRS), responsável pela maioria dos casos de infecções do trato respiratório inferior em bebês.
A imunoglobulina é responsável por induzir a imunização passiva contra o VRS.
Quais são os critérios para receber o Palivizumabe?
• Crianças menores de 1 ano de idade, que nasceram prematuras com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas.
• Crianças menores de 1 ano de idade, que nasceram prematuras com idade gestacional entre 29 e 31 semanas e 6 dias, nascidas a partir de janeiro do ano vigente da aplicação do medicamento.
• Crianças menores de 2 anos de idade, com doença pulmonar crônica da prematuridade com necessidade de tratamento nos últimos seis meses.
• Crianças menores de 2 anos de idade, com doença cardíaca congênita, com repercussão hemodinâmica demonstrada.
A dose de palivizumabe indicada para profilaxia de VSR durante a sazonalidade é de 15 mg/kg/dose por via intramuscular (IM), com número de doses entre 1 e no máximo de 5 doses e intervalo de 30 dias.
Em 30/10/2023 a Anvisa aprovou Beyfortus(NIRSEVIMABE), Sanofi Medley
É um anticorpo monoclonal (proteína circulante no sangue que ajuda a reconhecer e combater organismos invasores como vírus, bactérias e toxinas) com potente atividade neutralizante contra as cepas do subtipo A e B do VSR.
O medicamento inibe a etapa essencial de fusão da membrana no processo de invasão viral, neutralizando o vírus e bloqueando a fusão célula a célula. Deve ser aplicado em dose única e visa fornecer proteção durante toda a temporada do VSR.
Também é indicado para crianças de até 24 meses de idade que permanecem vulneráveis à doença grave causada pelo vírus. Nesse grupo estão incluídas crianças com:
• doença pulmonar crônica da prematuridade (DPC);
• doença cardíaca congênita hemodinamicamente significativa (DCC);
• fibrose cística, doenças neuromusculares ou anomalias congênitas das vias aéreas.
• A indicação abrange ainda crianças de até 2 anos de idade que sejam imunocomprometidas ou portadoras da síndrome de Down.
O SUS incorporou na rede pública o Palivizumabe.
Os demais ainda não determinados, e o preço selecionará quem receberá.
Apesar das políticas em Saúde Pública, a prevençãoainda é um privilégio para alguns!