Dispositivo de tecnologia assistiva desenvolvido pelo Laboratório Engenhar-MEC, da UFPR, oferece alternativa pensando no SUS
Tecnologias assistivas são recursos que buscam garantir qualidade de vida, autonomia e inclusão para pessoas com deficiência. Entre elas estão as órteses, dispositivos utilizados para alinhar ou corrigir alterações causadas em membros, órgãos e tecidos. As órteses são parte fundamental de diversos tratamentos ortopédicos, como o do pé torto congênito — má-formação nos membros inferiores que atinge que atinge de uma a duas a cada mil crianças nascidas no Brasil, de acordo com grupo social, segundo o Ministério da Saúde.
Foi pensando nisso que o professor Sérgio Fernando Lajarin, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), começou um projeto de fabricação de órteses por meio da manufatura aditiva — também conhecida como impressão 3D — e termoformagem, técnica de moldagem de materiais plásticos. O trabalho envolve um estudo interdisciplinar e busca inovar a área da tecnologia assistiva, com foco no público que precisa do apoio da saúde pública.
O laboratório Engenhar-MEC, coordenado por Lajarin e formado por cerca de 30 estudantes de Engenharia Mecânica e Terapia Ocupacional, já produziu dezenas de órteses do modelo Denis-Browne para uso de bebês com pés tortos que fazem tratamentos em hospitais de Curitiba. A ideia veio a partir de uma experiência pessoal: a filha do professor Lajarin foi diagnosticada com pé torto congênito ao nascer. Após um tratamento inicial com gesso, era o momento de utilizar a órtese, para que o pé da filha pudesse ficar no lugar.
Leia a matéria completa, com galeria de fotos e infográfico, no site da Ciência UFPR: https://ciencia.ufpr.br/portal/?p=26522
Foto de destaque: Marcos Solivan/Sucom UFPR
Conheça e siga os canais da Ciência UFPR: https://linktr.ee/cienciaufpr