[ editar artigo]

Autismo leve! Que de leve não têm nada

Autismo leve! Que de leve não têm nada

A pergunta que mais escuto até hoje é “Qual o grau dela?” Essa pergunta vem muitas vezes antes do “oi tudo bem?”

Uma vez eu vi  um vídeo de um adolescente autista que disse que detestava ser rotulado por graus, que ele era autista e pronto, nem mais e nem menos autista que ninguém! E ele nos passou tanta verdade que decidimos deixar de lado essa preocupação de Grau! Porem vejo que isso é uma questão muito importante para muitas pessoas!

Já vi mães apresentando seus filhos como “ele é autista... Mas muito, muito leve” em um tom de justificativa, provavelmente por medo do preconceito, por medo que não aceitem seu filho como ele é! E por falar em preconceito.... Por incrível que parece eu já senti preconceito de outras mães de autistas ao dizerem frases do tipo “autista leve é fácil, difícil é para mim que tenho um autista moderado ou para fulana que tem um autista severo!” Gente! Pra que isso??? Cada um tem sua dor e realidade!

Os graus de autismos servem para dizer qual a necessidade e intensidade de tratamento cada criança irá precisar e não determinar qual é a melhor mãe ou a mais sofrida!

Uma criança ou adolescente autista leve tem autonomia, opiniões e vontades próprias e modelar essa personalidade para o bem não é nada fácil, ainda mais que a maioria detestam ser contrariados, inseri-los a sociedade também é um grande desafio e conseguir seus direitos se torna cada dia mais burocráticos, pois o diagnostico é sempre mais delicado e muitas vezes tardio, pelo fato de seus sinais não serem tão evidentes quanto aos de outros graus!

Agradeço sim a Deus pelo fato do autismo não afetar tanto na vida e provavelmente no futuro da Manu, porem por favor não me digam que é fácil! Pois não é!!! Não estamos competindo!

Temos que nos unir e juntas lutarmos pelos direitos de todos, pelo respeito para todos, só assim a gente vai conseguir mudar o mundo!

Mundo Adaptado
DAIANA DE SOUZA CAMILO
DAIANA DE SOUZA CAMILO Seguir

Mãe da Princesa Manu Historias sobre as minhas experiencias como mãe de uma doce autista! Conheçam o perfil no intagram @mundo_da_manu_tea

Ler matéria completa
Indicados para você