Autismo e Distúrbios do Sono
[ editar artigo]

Autismo e Distúrbios do Sono

Este artigo é muito interessante e destaca a relação entre AUTISMO e distúrbios do sono mediados por alterações da melatonina. Aparentemente há um subgrupo genético no TEA com desregulação na produção e metabolismo da melatonina e que, naturalmente, apresentará distúrbios de sono mais severos.

Tomei a liberdade de traduzir o resumo do artigo, que segue abaixo:

O transtorno do espectro do autismo (TEA) é uma condição altamente prevalente do desenvolvimento neurológico, afetando 1 em cada 68 crianças apenas nos Estados Unidos.

Os distúrbios do sono, particularmente a insônia, são muito comuns em crianças com diagnóstico de TEA, com evidências que suportam bases neurobiológicas e genéticas sobrepostas.

Um dos mecanismos mais bem estudados relacionados ao TEA e à insônia é a desregulação da via da melatonina, que foi observada em muitos indivíduos com autismo em comparação com controles de pessoas típicas.

Além disso, a variação nos genes cujos produtos regulam a melatonina endógena modifica os padrões de sono em seres humanos e também tem sido implicada em alguns casos de TEA.

No entanto, a relação entre insônia, processamento de melatonina e genes que regulam os níveis endógenos de melatonina no TEA é complexa e requer estudo adicional para elucidar completamente.

Dr Paulo Liberalesso/Médico Neuropediatra

 


 

Continue lendo
Indicados para você