Oi pessoal!
Hoje vamos falar sobre aleitamento materno de bebês prematuros!
Se você é mãe de um bebê prematuro sabe bem o que estou falando e pode estar pensando: - Fiquei preocupada com a amamentação do meu bebê quando ele nasceu... Ou ainda: - Ele não mamou no seio tanto quanto eu gostaria... Dentre outras lembranças como: - não pude amamentar/ meu leite secou/ fui pressionada pelas pessoas para amamentar/ falaram para eu oferecer mamadeira, etc.
Claro, existem algumas dificuldades e obstáculos para serem superados, mas eu garanto: - Sim, é possível amamentar um bebê prematuro.
Porém, todo esse processo deveria (eu digo deveria porquê nem sempre isso ocorre) acontecer sem pressa, sem pressão e principalmente: SEM CULPA. Isso mesmo, a culpa não é sua e caso algo não dê certo (e isso pode acontecer...) existem outros meios de alimentar o seu bebê!
Se para um bebê nascido no tempo certo o leite materno traz benefícios enormes pense para um bebezinho prematuro! Então vale à pena investir nisso, não é?!
Talvez num primeiro momento o seu pequeno precise receber os nutrientes via intravenosa ou por um pequeno tubo colocado no nariz ou na boca (sonda).
É nessa hora que entra a fonoaudióloga e os profissionais da saúde para te ajudar com a ordenha e conservação do leite materno.
Se o hospital tiver um Banco de Leite melhor ainda! Lá tem uma equipe que irá te auxiliar com todo o processo de extração e estimulação da produção do seu leite!
Você pode utilizar uma bomba para extração do leite, ela pode ser manual ou elétrica e irá facilitar a retirada do leite materno em casa. Esvaziar toda a mama é importante para estimular e aumentar a produção de leite. Procure uma bomba de boa qualidade para que não ocorra lesão nas mamas. Já existem sites para aluguel de bombas elétricas!
Procure fazer a ordenha de 3 em 3 horas em um local tranquilo, pense no seu bebê e procure ficar relaxada. Isso vai te ajudar na retirada do leite.
Além disso, hoje em dia podemos contar com medicamentos que podem ser prescritos por ginecologistas e pediatras que auxiliam na produção do leite materno.
Nos próximos textos vou falar mais sobre amamentação e sobre o trabalho da fonoaudiologia com os bebês que necessitam de cuidados especiais.
Beijos para todos que estão nesta jornada com seus bebês!
Carolina Yuki é fonoaudióloga especializada em aleitamento materno e disfagia. Há mais de 10 anos trabalha com crianças e adultos com deficiências múltiplas, síndromes e problemas de fala e outros distúrbios.
Links Úteis
Cantinho do bebê: www.cantinhodobebeonline.com.br
Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano: www.redeblh.fiocruz.br