Achatamento severo do crânio
[ editar artigo]

Achatamento severo do crânio

Já dizia a velha frase:prevenir é melhor que remediar.... e essa frase tem sido minha luta!!
Trabalhando há quase 7 anos com plagiocefalia e assimetrias cranianas, colocava capacetes nas crianças quando nada mais era possível; a assimetria craniana já era grave o bastante!
De tanto ouvir os pais dizerem "nossa como eu queria que alguém tivesse me orientado antes pois eu notei uma assimetria, uma preferencia, meu bebê queria sempre ficar na mesma posição, meu bebê não deixava colocá-lo de barriga para baixo..." enfim... essa situação de novo e de novo e de novo em minha sala me motivou a trabalhar torcicolos e assimetrias nos primeiros meses de vida.
Avisar aos pais que os bebês não tem preferências. 
Sim elas podem acontecer nas primeiras semanas dê vida... mas se o bebê ficar numa só posição e se pior ainda ele tiver uma cabecinha torta!! corra... faça algo... busque informação. Apenas com a orientação correta e nos casos mais severos uma fisioterapia bem conduzida podemos combater a maioria dos torcicolos e assimetrias.

Uma das causas do achatamento severo do crânio do bebê é permanecer muito tempo numa só posição. Estudos já evidenciaram que o posicionamento "viciado" é o principal fator causador das assimetrias e e o uso extensivo de dispositivos como cadeirinhas , balancinhos e bebê conforto pode contribuir ainda mais para que a simetria seja grave e não mais seja tratada com estratégias de posicionamento e exercícios.

O objetivo da fisioterapia bebê é agir diretamente na causa. Ensinar aos pais como agir para prevenção e cuidados primários atuando diretamente na causa e não deixando para mais tarde quando somente será possível hoje na consequência.

Mundo Adaptado
Carolina Gomes Matarazzo
Carolina Gomes Matarazzo Seguir

fisioterapeuta - FIsiterapia bebê

Continue lendo
Indicados para você