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15 Dicas para brincar com a criança com TEA

15 Dicas para brincar com a criança com TEA
DANIELE CRISTINA DE SA
ago. 25 - 4 min de leitura
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A criança com TEA – Transtorno do Espectro do Autismo possui algumas particularidades para o convívio com outras pessoas, dentre elas, a dificuldade de comunicação social interfere profundamente no seu desenvolvimento. A brincadeira é um fator fundamental para o seu aprendizado, e o principal desafio dos pais, familiares, escola e comunidade em geral, é adaptar o brincar na criança com TEA.  

Veja abaixo algumas dicas de como desenvolver o brincar na criança com TEA:  

Dica 1) Posicione-se de frente para a criança (respeitando a distância aceitável para ela, pois muitas crianças não se sentem confortáveis com a proximidade física de outra pessoa).  

Você pode medir uma distância confortável esticando o braço até encostar na criança. Caso ela aceite maior proximidade, tudo bem.  

Dica 2) Use as preferências de brinquedo da criança. Aqui vale os brinquedos “formais” como carrinho, boneca, dinossauro, ursinho e os “informais” como pedacinhos de madeira, ou outro objeto que a criança goste. 

Dica 3) Mostre como usar o brinquedo.  

Pode sentar no chão e mostrar para a criança como usar o brinquedo da preferência dela, pois muitas vezes essa criança nunca viu como é o brincar funcional do seu brinquedo favorito, devido à dificuldade de imitação que possui, por isso a dificuldade de brincar da forma “funcional/certa” com o brinquedo. 

Por exemplo: Coloque o brinquedo - carrinho no chão, faça o barulho do carrinho olhando para a criança e ofereça o carrinho para ela fazer igual. 

Dica 4) Incentive a brincar.  

Dica 5) Mostre como a criança deve agir dando o modelo da brincadeira.  

Dica 6) Use situações da vida e dia a dia da criança, por exemplo: dar banho na boneca, escovar os dentes da boneca, dar comida para a boneca, pegar o carrinho para ir ao mercado, ao parque, na casa da vovó. 

Dica 7) Painel Sensorial – este painel pode ser confeccionado por você com vários recursos e estímulos como: chave, corrente, elástico, chocalho, zíper, rodinhas, papel celofane entre outros. Veja os exemplos abaixo: 

   


Dica 8) Observar se há Hipersensibilidade: Algumas crianças possuem hipersensibilidade sensorial ao toque, barulhos e podem ficar nervosas, chorar, gritar, se jogar no chão, se morder. A grande maioria dos TEA possuem Transtorno do Processamento Sensorial e alguns estímulos podem ser demais para a criança com TEA. Observe e escolha brinquedos que não gerem desconforto para a criança. 

Dica 9) Observar se há Hipersensibilidade Vestibular: Isso está relacionado com o equilíbrio, a sensação de movimento sensorial. Por exemplo tem criança que é buscadora sensorial, então ela é uma criança que fica girando envolta do corpo.  

Dica 10) Caixa Sensorial: Pegue uma caixa de plástico transparente com tampa e coloque vários estímulos para o tato e audição como: massinha, areia sensorial, bolinha de sabão, saquinho com serragem, papel celofane, bolinhas de isopor etc. Não se esqueça de colocar os objetos aceitos pela criança. 

Ofereça a caixa para a criança, e brinque junto com ela. 

Dica 11) Sempre se posicione de frente para a criança, olhe nos olhos e sorria. 

Dica 12) Sempre elogie e criança se ela fizer a brincadeira ou atividade corretamente, para que ela entenda que essa interação é agradável, maravilhosa.  

Dica 13) Mostre para a criança como a interação social pode ser prazerosa.  

Dica 14) Atenção ao mito de que a criança com TEA não tem afeto, que ela não gosta de abraço ou carinho, o que ela não gosta é do estímulo sensorial do toque por exemplo.  

Dica 15) Respeite os limites e interesses da criança. Muitas vezes queremos que a criança brinque ou interaja com algum objeto que é do nosso interesse e não do interesse dela, esse “forçar a barra” pode atrapalhar e muito no desenvolvimento da comunicação social.  

Espero que tenha gostado das dicas, compartilhe com que precisa! 

Um abraço,  


Daniele de Sá 

Psicóloga CRP 08/09791. 


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