O Flopp Baby nada mais é que a expressão em inglês usada para denominar bebês com hipotonia.
E o que é a hipotonia ou o Floppy Baby?
A hipotonia é a diminuição do tônus muscular e da força e é ela que causa a flacidez, a "moleza" do corpo. Esse sintoma é geralmente relacionado com desordens musculares e também com a Paralisia Cerebral, que em alguns casos moderados a severos, aparece como uma das características físicas. Se não tratada, ela pode gerar diversos problemas e o comum é que a região do quadril seja uma das mais afetadas.
O Léo, por exemplo. tem bastante flacidez desde o nascimento prematuro aos 5 meses de gestação. Ele não senta sozinho, não sustenta o pescoço e também não consegue manter os joelhos flexionados. A hipotonia também pode causar outras dificuldades, como engolir adequadamente os alimentos. O Leozinho tem essa dificuldade, ele engasga facilmente com alimentos sólidos, mas ainda assim o alimentamos pela boca e conseguimos manter a dieta oral porque aqui em casa, fazemos tudo moidinho. Cada porção é separada , feijão moído, arroz moído, carne moída e um legume moído.
A hipotonia ou o Floppy Baby "bebês molengas" na tradução ao pé da letra, é muito associada à fraqueza dos músculos. O pescoço e o tronco ficam sem força gerando dificuldade para sustentar a cabeça, se manter ereto e sentar. Geralmente a paralisia cerebral acontece devido a uma falta de oxigenação no cérebro na hora do nascimento ou por outros fatores como falha na formação cerebral ou falha genética.
Por conta da dificuldade na auto sustentação, é comum que a criança não consiga entender qual é a postura correta do corpo. E aí que entra o colete de retificação postural, veste indicada pelos fisioterapeutas, dependendo do grau de dificuldade da criança.
Foto do Leo com colete de retificação postural em baixo da camiseta:
O colete de retificação postural é extremamente importante e nada mais é do que uma veste que ao ser utilizada, mantém o tronco mais firme e ajuda na estabilidade da criança com hipotonia consequentemente dando mais controle dos membros. Isso ajuda a ganhar força para fazer os exercícios de fisioterapia, além de potencializar os resultados dessa terapia.
Esse aumento na capacidade de realizar atividades é um grande estimulador para a criança e a ajuda na propriocepção, ou seja, na capacidade do corpo avaliar em que posição está e manter o equilíbrio tanto parado quando em movimento.
*Conheça outros acessórios de retificação postural*
Observação: antes de comprar o colete de retificação postural, consulte um fisioterapeuta especializado em Neuropediatria. Ela saberá dizer se seu filho pode usar este material.
História do Léo - veja mais detalhes neste link