[ editar artigo]

Setembro Azul: confira a programação em museus e casas para a comunidade surda e público ouvinte

Setembro Azul: confira a programação em museus e casas para a comunidade surda e público ouvinte

Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade, Casa Guilherme de Almeida e Biblioteca de São Paulo, terão palestra, oficina e contação de histórias, respectivamente, sobre diversos aspectos da Libras.

Setembro é um mês de muitas causas. Além do Setembro Amarelo, que alerta para a importância da valorização da vida e da prevenção ao suicídio,  temos o Setembro Verde que chama a atenção para a luta de pessoas com deficiência pela inclusão! Além disso, o mês também marca a valorização da cultura surda e as diferentes aplicações da linguagem de sinais na sociedade com o chamado Setembro Azul.

Para valorizar essa importante data, a Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida, a Casa Mário de Andrade e a Biblioteca de São Paulo oferecem programação gratuita e acessível para debater e refletir sobre essa condição.

As atividades acontecem nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro e contam com traduções Português-Libras e Libras-Português. Para participar é preciso fazer inscrição pelo site dos museus ou na recepção de cada um deles. Para a  programação da Biblioteca de São Paulo não é necessário inscrição prévia. 

Na quinta-feira (26/9) – Dia da Nacional do Surdo – das 19h às 21h, a Casa das Rosas convida para o "II Colóquio Libras Literária" que vai debater sobre a relação entre o ensino de português como segundo idioma, o aprendizado em Libras, o protagonismo do surdo e os desafios da criação poética em Libras. 

O II Colóquio conta com a participação de Anelcina Augusta Trigueiro, professora orientadora da Sala de leitura da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Helen Keller; Fábio de Sá, poeta surdo que falará da própria pesquisa em torno da poesia dentro do conceito Visual Vernacular e da experiência artística; e de João Victor Torres Rocco, estudante surdo da EMEBS Helen Keller que irá compartilhar o interesse em ler e produzir textos.

Já na sexta-feira (27/9) ,  a Casa Mário de Andrade oferece a palestra "Libras e Língua Portuguesa em contraste: aspectos linguísticos", a ser apresentada por Rafael Veloso, mediador cultural e professor interlocutor de libras na rede pública de ensino.  Também educador da Casa Guilherme de Almeida, Veloso apresentará as características da língua de sinais brasileira, considerando os aspectos de sua fonologia, morfologia e sintaxe, mostrando os contrastes com a língua portuguesa. As dificuldades de aprendizagem da Libras por ouvintes, dificuldades da aprendizagem da língua portuguesa por surdos e aspectos tradutórios também serão discutidos.

No sábado (28/9), das 14h às 18h, a Casa Guilherme de Almeida promove a oficina "Acessibilidade em surde"z para quem pretende se comunicar com pessoas surdas. O público conhecerá questões relacionadas à comunidade, cultura e identidade surdas, além da história da Libras, com Rose Santos, tradutora de Libras ouvinte. A parte prática da atividade fica por conta do professor surdo Eduardo Sabanovaite, que aplicará exercícios com alguns sinais de números, de vocabulário básico e de saudações para uma comunicação possível entre surdos e ouvintes. 

Nos dias 28 e 29 de setembro, sábado e domingo, às 16h, a Biblioteca de São Paulo promove a ‘Hora do Conto’, com contação de histórias da literatura infanto-juvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição. Nestes dias, em referência ao Dia Nacional do Surdo serão interpretados os livros ‘Elmer: o elefante xadrez, de David Mckee’ e ‘Era uma vez Joana Princesa, adaptado da obra de Janaína Leslão. Ambos com interpretação em Libras. 

SERVIÇOS
Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo 
Tel.: (11) 3285.6986 | 3288.9447 
Mais informações, acesse: https://www.casadasrosas.org.br/

Casa Guilherme de Almeida
R. Macapá, 187 - Perdizes 
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 
Informações: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/ 

Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085
Informações: http://www.casamariodeandrade.org.br/

Biblioteca de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo/SP
Parque da Juventude (ao lado da Estação Carandiru do Metrô)
Tel.: 11 2089 0800
Informações: https://bsp.org.br/ 

 

Mundo Adaptado
Franciela Fernandes
Franciela Fernandes Seguir

Sou Jornalista, casada, mãe do Martim - um menino cheio de vontades, sorridente e dócil. Adoro conhecer e me emocionar com histórias de vida. Sei que temos muito a adaptar neste mundo nem sempre adaptável, mas podemos e devemos fazer a nossa parte.

Ler matéria completa
Indicados para você