[ editar artigo]

Praia para todos: cadeiras de rodas flutuantes permitem banho de mar para pessoas com deficiência

Praia para todos: cadeiras de rodas flutuantes permitem banho de mar para pessoas com deficiência

O cheiro da maresia, o vento e a areia na pele, as propriedades relaxantes da água salgada e uma dose de adrenalina. Isso é só um pouco do que pessoas com deficiência (PCD) e mobilidade reduzida podem sentir por meio de projetos muito bacanas que estão sendo desenvolvidos em algumas praias do Brasil!

E como é possível? Graças a cadeiras de rodas adaptadas para flutuar. Feita de plástico e equipada com boias e outros equipamentos, o assento é colocado na água por uma equipe treinada que acompanha o PCD durante o " mergulho" no mar.

Confira as cidades onde já temos essas cadeiras flutuantes. Ah, e se a sua cidade também tem uma iniciativa semelhante, compartilhe abaixo no espaço de comentários para que mais famílias possam se divertir nesse verão!

- Em Santos, no litoral sul de São Paulo, as cadeiras foram batizadas de "anfíbias" e fazem parte do programa Praia Acessível. O serviço fica disponível todos os finais de semana das 9 às 15h, na passarela do Canal 3.

- Em Aracruz (Espírito Santo), os "mergulhos assistidos" começaram no último dia  10 e a iniciativa leva o nome de "Nossa Praia". Para aproveitar os dias de calor, basta ir até a base de apoio localizada na Avenida Ademar dos Reis (beira mar), entre os quiosques Kaniço e Tô Na Boa, todas as sextas, sábados e domingos, das 8 às 12h, durante o resto do verão. 

-No Paraná - Tem projeto "Praia Acessível" em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. As cadeiras ficam disponíveis nos pontos de atendimento da Sanepar, nas próprias praias. Confira os endereços:

Matinhos

Praia Mansa - Av. Agílio Leão Macedo, 176 (entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva vidas).

D’Vicz - Av. Atlântica, 2586 - Caiobá

Pipeline – Av. Atlântica, 756

Guaratuba 

Morro do Cristo - Av. Atlântica, 2358

Pedras - Av. Atlântica, 241.

Praia de Caieiras - Rua San Remo (próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves)

PONTAL DO PARANÁ

Pontal do Sul  - Rua das Encantadas (próximo ao Centro de Estudos do Mar da UFPR)

Praia de Ipanema – Av. Deputado Aníbal Khury, 4700

Praia de Leste – Av. Deputado Aníbal Khury, 852 (em frente ao Privê Praia de Leste).

Shangrilá - Av. Mira Mar (Entre a Rua Amaralina e a Rua Superagui)

                                               Divulgação/Crédito Sanepar

Na Bahia, em Camaçari, está acontecendo também o "Para Praia". O atendimento assistido acontece sempre das 8 às 12h, até o dia 1/3. Há seis anos pessoas com deficiência e mobilidade reduzida já desfrutam do banho de mar!

*Crédito da foto maior: Divulgação/Sanepar

Mundo Adaptado ®
Mundo Adaptado
Mundo Adaptado Seguir

Comunidade colaborativa de conteúdo, cursos online e produtos com o propósito de proporcionar qualidade de vida, acolhimento e apoio mútuo através da conexão entre pais de bebes prematuros, pessoas com deficiência, familiares e especialistas.

Ler conteúdo completo
Indicados para você