Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que usar o termo PCD (Pessoa com Deficiência)?

Por que usar o termo PCD (Pessoa com Deficiência)?
Mundo Adaptado
set. 2 - 1 min de leitura
020


Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre Direito das Pessoas com Deficiência, PCD é a forma mais correta de se denominar pessoas que possuem qualquer tipo de deficiência, na medida em que não se impõe qualquer tipo de discriminação, preconceitos ou barreiras denominativas, que transmitam uma imagem negativa ou inferiorizada das pessoas na sociedade.


PNE (Pessoa com necessidades especiais):

Apesar de bastante utilizado, este é considerado o termo mais ofensivo ao denominar pessoas que possuem algum tipo de deficiência, isto porque ao afirmar que alguém possui uma necessidade especial, acontece a desqualificação das habilidades desenvolvidas por esta pessoa, passando a ideia de ineficácia trabalhista, quando na verdade grande parte das pessoas com deficiência desenvolve suas tarefas com tanta eficácia quanto qualquer outro indivíduo.


PPD (Pessoa portadora de deficiência):

Neste caso o grande erro ao utilizar este termo está na ideia de que a deficiência seja algo que o indivíduo porta. Possuir uma deficiência não é algo que ele possa simplesmente abrir mão, ou deixar de utilizar, sendo assim, esta se torna uma forma equivocada de denominação.Conte aqui pra gente se achou essa dica importante, e se tiver alguma dúvida, poste nos comentários!



Denunciar publicação
    020

    Indicados para você