Evento acontece no dia 18/07, das 11h às 16h, na Vila Clementino; os interessados em adquirir os kits devem entrar em contato direto com Associação.
No Brasil cerca de 4 mil crianças nascem por ano com Pé Torto Congênito. A deformidade inclui alterações nos tecidos dos músculos, tendões, ligamentos, ossos, vasos e nervos. Sua incidência tem relação com a etnia: a proporção é de um caso para cada 1.000 nascidos vivos da cor branca e de até 6,8 para cada 1.000 nascidos vivos polinésios. O sexo masculino é duas vezes mais afetado.
Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de conscientização de famílias sobre o tratamento adequado, comemorar o Dia Mundial do Pé Torto Congênito, celebrado no dia 03 de junho, e a conquista de uma Política Pública para tratar crianças que nascem com a deformidade congênita no Sistema Único de Saúde (SUS), a Associação Primeiro Passo organiza no próximo dia 18 de agosto, a terceira edição da Corrida para crianças tratadas ou em tratamento de Pé Torto Congênito. O evento acontecerá na Rua Borges Lagoa, 1209, Vila Clementino, em São Paulo, das 11h às 16h.
A programação é direcionada para todas as
famílias de crianças que nasceram ou não com o Pé Torto, sociedade civil e
demais interessados em conhecer sobre o tratamento e método utilizado, além da
oportunidade de interagir com médicos especialistas, convidados especiais, participar
da corrida com percurso curto, sorteios de brindes e muito mais.
Como adquirir o kit para o evento
Para participar é necessário adquirir o kit (camiseta personalizada + lanche individual), que está sendo vendido pela Associação em prol de recursos para o evento e manutenção do Banco de Órteses. A compra pode ser feita por meio do PIX da Associação: contato@primeiropasso.org. Neste caso, o comprovante deverá ser enviado para o WhatsApp da Associação: (11) 98951-8833, ou pelo link: https://link.mercadopago.com.br/associacaoptc, com a possibilidade de parcelamento.
Acolhimento às famílias
Hoje são mais 30 mil famílias conectadas a sites ou blogs relacionados ao tratamento de Pé Torto no país; 80 clínicas Ponseti atendendo a demanda de crianças que nascem com a deformidade pelo Sistema Único de Saúde; 154 médicos treinados para aplicação correta do Método Ponseti, técnica recomendada no mundo para tratar Pé Torto.
“O nosso objetivo é conscientizar com diversão, de forma que crianças tratadas, não tratadas ou em tratamento, pais e familiares, ou qualquer pessoa que apoie a causa, participem deste momento tão especial com a gente. A ideia é fazer com que todos compreendam, apoiem e difundam ações de Pé Torto Congênito. Só assim, vamos alcançar nosso propósito, que é levar atendimento para todas as crianças que precisam, independente do lugar em que estejam no Brasil”, ressalta Sandra Cristina Domingues, presidente da Associação Primeiro Passo.
A Associação Primeiro Passo é uma entidade civil que nasceu do desejo de muitos pais de crianças que nascem com o Pé Torto Congênito, tratadas pelo Método Ponseti, de multiplicar, incentivar e difundir o tratamento. Atua na detecção precoce desta alteração ortopédica, no suporte e na facilitação do acesso aos centros de tratamento espalhados pelo Brasil e no exterior.
Possui reconhecimento da PIA (Associação Ponseti Internacional) e já realizou diversos eventos, bem como a Caminhada dos Pezinhos (2015), no Parque Ibirapuera, em São Paulo; Corrida dos Pezinhos, em Goiânia e em Cuiabá (2016), Erradicando o Pé Torto no Brasil, em Salvador (2017), I Corrida e Caminhada no Parque das Bicicletas, em São Paulo (2019), e Corrida Primeiro Passo no Circo Show Patati Patatá, em São Paulo (2023)
Banco
de órteses
A Associação Primeiro Passo também mantém há 14 anos, um banco de órteses que já atendeu cerca de 500 famílias. As órteses são comercializadas a baixo custo, mediante apresentação da receita médica prescrita pelo ortopedista responsável, indicando a necessidade do uso de órtese de abdução DB (Dennis Brown) para a criança em tratamento. O valor de cada órtese é revertido ao banco de órtese para despesas com reparos e demais manutenções necessárias.
No dia do evento as famílias poderão doar órteses que não utiliza mais e ajudar outra criança a dar continuidade ao seu tratamento.
Erradicando
o Pé Torto
Desde 2016, existe o Programa Erradicando o Pé Torto, iniciativa de ortopedistas brasileiros da Ponseti Brasil, em parceira com o Rotary Internacional, que treina médicos pelo Brasil para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Esses treinamentos são conferidos por especialistas do Programa e os resultados, de cada clínica formada pelo Programa, foram apresentados em eventos que aconteceram até 2023, cada um representando todas as clínicas de cada região do Brasil, Recife (região Nordeste), Belém (região Norte), Porto Alegre (região Sul) e Rio de Janeiro (região Sudeste).
SERVIÇO:
III Corrida da Primeiro Passo Quando: 18 de agosto de 2024 Horário: das 11h às 16h. Endereço: Rua Borges Lagoa, 1209 – Vila Clementino, próximo ao metrô AACD (Linha Lilás). Classificação Etária: livre REALIZAÇÃO: Associação Primeiro Passo Av. Santo Amaro, 1817 - Vila Nova Conceição São Paulo – SP Telefone: (11) 5049-0031 | E-mail: : contato@primeiropasso.org Redes Sociais: https://www.facebook.com/associacaoptc/ | @associacaoptc