Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

AS VEZES PRECISAMOS REFLETIR, UMA VISÃO EXTERNA DE UM AUTISTA.

AS VEZES PRECISAMOS REFLETIR, UMA VISÃO EXTERNA DE UM AUTISTA.
Jacson Marçal
abr. 1 - 2 min de leitura
010

Alguns autistas falam, outros não (não por opção e sim por uma limitação)Alguns autistas adoram música, escrevem poesias, tocam piano, outros não suportam nem ouvir a nossa voz.

Alguns autistas namoram, casam, têm filhos, outros não conseguem ter um relacionamento, não porque não conseguem amar e sim por não conseguirem se aproximar.

Alguns autistas terminam o colégio, vão pra faculdade, se formam, outros não conseguem sequer segurar uma caneta e não é por falta de estimulos ou por descuido dos pais, eles simplesmente não conseguem.

Alguns autistas adoram água, tomar banho, outros têm pavor de entrar no banheiro e com muita luta dos cuidadores conseguem fazer a higienização básica.

Alguns autistas passeiam em shoppings, praias, vão à festas, outros não suportam sair de casa.

Alguns autistas adoram comer, outros têm uma seletividade alimentar severa e não é por frescura, simplesmente algumas texturas, temperaturas e sabores não os agrada.

Alguns autistas não usam nenhuma medicação, outros usam e não é porque os pais querem dormir sossegados e sim porque necessitam, pois muitos se agridem, têm crises de euforia ou epilepsia.

Então não julgue antes de conhecer, não ponha todos num mesmo "pacote", estenda a mão amiga, seja compreensivo, paciente e acima de tudo respeite a limitação de cada indivíduo. Se pra você o ato de acordar, escovar os dentes, cumprimentar as pessoas, abraçar, dizer eu te amo é algo natural, saiba que para muitos autistas é extremamente doloroso. Não julgue os pais, pois eles passam por dores e lutas que você desconhece. Seja um amigo dos autistas.

Jacson Marçal -  @jacsonfier 🍃


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você