[ editar artigo]

Representatividade: Barbie lança bonecas com deficiência física!

Representatividade: Barbie lança bonecas com deficiência física!

Há 60 anos a Barbie é uma boneca que acompanha a moda e os costumes da sociedade sendo um reflexo da cultura mundial. E neste ano a Linha Barbie Fashionistas 2019, além de diferentes tons de pele, tipos de corpos, cores de olhos e estilo de cabelo, trará bonecas em cadeiras de rodas e com uma perna protética!

Fiquei muito feliz quando vi essa notícia porque acho que a representatividade é muito importante para todos nós. Eu mesma quando era pequena tinha bonecas loiras de olhos azuis, sendo que sou morena. Há 30 anos não existia ou era raríssimo ter esse tipo de brinquedo sem o padrão europeu de cor de pele e olhos.

Agora, cada vez mais, vejo marcas se preocupando em criar produtos com os quais as crianças possam se identificar e aprender sobre as diferenças. Nas minhas andanças tenho me deparado com parquinhos que tem pelo menos um brinquedo adaptado ou que pode se usado também por quem têm deficiência.

Esse ano eu fui junto com a Carla, a CEO aqui da Mundo Adaptado, na Reatech Brasil e conhecemos Bottega das Artes que tem a linha Amigos da Inclusão só com bonecos que têm alguma deficiência (auditiva, visual, física, intelectual, Síndrome de Down...). Ficamos encantadas!

“Este ano, incluímos no portfólio de Barbie bonecas com deficiências físicas para representar melhor as pessoas e o mundo que as crianças veem ao seu redor. Nosso compromisso com a diversidade e a inclusão é um componente essencial de nosso processo de design e estamos orgulhosos por saber que as crianças de hoje conhecerão uma imagem diferente da marca”, conta Kim Culmore, Vice-Presidente de Design da Barbie, na Mattel.

 

 

Mundo Adaptado
Beatriz Yuki
Beatriz Yuki Seguir

Jornalista, mãe do Pedro - um menino adorável que nasceu prematuro com 25 semanas de gestação.

Ler matéria completa
Indicados para você