No dia internacional do brincar, trazemos um projeto que nos traz muito orgulho, não só apenas pela inovação, mas pela mudança nos padrões conceituais que ele nos trouxe sobre o brincar voltado à criança e também ao adulto com deficiência.
O Projeto LIA iniciou como um movimento nacional de pessoas que querem difundir a importância da inclusão na diversão, reunindo muitas famílias, o movimento busca o Lazer, Inclusão e Acessibilidade, conscientizando a sociedade de que as pessoas com deficiência também tem assegurado este direito.
A ideia dos parques adaptados em locais públicos surgiu em 2012, quando a Shirley Ordônio costumava levar os 3 filhos ao parque para brincar (Leo, Camila e Letícia). Como em todos os outros dias, apenas dois de seus filhos brincavam, o Leo e a Camila, enquanto a Letícia ficava só olhando, pois ela tem Paralisia Cerebral e é cadeirante. Em um certo dia, em mais um passeio com os filhos ao parque, ela resolveu que a Letícia também iria brincar, adaptando uma almofada em um balanço, criou estabilidade à pequena e a viu sorrir pela primeira vez!
Vejam o que aconteceu no vídeo e se apaixonem!
O Projeto LIA trabalha em prol das pessoas com deficiências assim como a Mundo Adaptado e da parceria entre as duas mães, nasceu a amizade entre a Shirley Ordonio e a Carla Delponte. E para comemorar o dia de hoje, às 18h elas estarão ao vivo com vocês no Instagram e Facebook contando sobre esse lindo projeto!