Estamos muito felizes que cada vez mais as empresas e instituições estão se preocupando em incluir as deficiências em seus produtos e serviços! E a Turma da Mônica, uma referência do universo infantil, também está trabalhando para incluir a diversidade em suas revistinhas e eventos.
Nos últimos anos criaram o André com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Dorinha com deficiência visual, o Luca que é cadeirante, a Tati com Síndrome de Down e o Hamyr que usa muletas.
Esse mês a revistinha de julho tem na capa e na história principal, o André! A história gira em torno da visita dos personagens aos Estúdios Mauricio de Sousa e das aventuras da turminha pelo local. Com o dizer 'Tem lugar para todo mundo nessa turma" a inclusão ganha destaque não só na capa, mas em suas páginas onde são abordadas características de pessoas com TEA. De uma forma lúdica, a publicação trabalha os conceitos de respeito ao diferente, de cidadania, acolhimento e amizade.
O personagem André, que até então fazia parte de conteúdos institucionais do Instituto Mauricio de Sousa, vem ganhando destaque para que as pessoas possam entender melhor o que é o TEA e passem a conviver de maneira positiva com as diferenças. Dessa forma, teremos um mundo muito mais respeitoso e inclusivo.
“A participação cada vez maior do André nas histórias da Turminha é importante para mostrar para a criançada de um jeito lúdico como todos ganham ao conviver com as diferenças. Além disso, temos muito fãs dentro do Transtorno do Espectro Autista e queremos que eles se sintam representados”, diz o desenhista Mauricio de Sousa.