[ editar artigo]

Manter a Saúde Mental na Infância.

Manter a Saúde Mental na Infância.

Parece bobagem, mas não é. Manter e cuidar da saúde mental das crianças é extremamente importante para um desenvolvimento saudável e sem traumas no futuro. Veja algumas dicas do que fazer:

• Mantenha sempre um diálogo aberto. Se a criança estiver demonstrando comportamentos diferentes do comum, sente e converse. Pergunte o que está acontecendo, demonstre interesse e confiança. Só assim ela se sentirá à vontade para desabafar.

• Sempre dedique um tempo. Leia um livro, brinque, assista um desenho junto a ela, ajude nos estudos. A hora de criar laços é agora. Jamais deixe-a pensar que não é importante ou que não mereça sua atenção.

• Seja paciente. Às vezes pode ser difícil, mas lembre-se que a criança só quer um pouco de atenção. Se ela fez algo errado, explique o porquê ela não deve fazer mais aquilo. Fale com calma, mas com firmeza. 

• Se sentir que há necessidade, jamais hesite em procurar um profissional qualificado e de confiança. Alguns transtornos só podem ser tratados com terapia e em determinados casos, até com medicamentos. Quando mais cedo buscar auxílio, melhor e mais saudável será o desenvolvimento da criança. 

Mundo Adaptado
Jacson Marçal
Jacson Marçal Seguir

Autista - Savant., Ativista e Voluntário. Humanas, Neurociência Médica  pela University de Duke 2020, Especialização em Certificado Internacionalmente em Neurofeedback & Biofeedback pela Conselho Nacional de Neurociência 2019, Especialista em ABA

Ler matéria completa
Indicados para você